Ata nº 04/2024 Ata da 04° sessão ordinária, do quarto ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

20-02-2024

Aos 20 (vinte) dias do mês de fevereiro de 2024, a hora regimental e sob a Presidência do Vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante – Alex Saraiva, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januário de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Continuando o Presidente Florisval Sobreira Coriolano determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: "

Moção de Pesar n° 09/2024 de autoria do Vereador Marquim do povão endereçada os familiares de Ítalo Gustavo Nascimento de Freitas. Moção de parabéns n° 10/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo endereçada a Rádio Educadora do Cariri pelos 65 anos de sua inauguração. Moção de Pesar n° 11/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo endereçada os familiares do Senhor Onofre Oliveira de Sousa – Enoque. Requerimentos n°: 35/2024, 36/2024, 37/2024, 38/2024, 39/2024, 40/2024 de autoria dos Vereadores: Alex Saraiva, Professora Lourdes de Carlim e Lucas Brasil. Projeto de Lei n° 11/2024 de autoria do Vereador Marconde da Vila que Denomina de Rua Cícera Edilania da Silva Lobo, a Rua antes denominada de Rua Projetada 18, no Loteamento Encosta do Vale, na Vila Lobo e dá outras providências. Projeto de Lei n° 12/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Denomina de Thiago Couto Lossio a areinha localizada no Conjunto Habitacional Madre Feitosa e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Lucas Brasil: Solicitou providências em relação a um buraco na entrada da Brea, pois solicitou o concerto a um ano e o mesmo se encontra do mesmo jeito causando vários transtornos. Falou também de suas destinações de emenda que desde o começo do seu mandato e ate hoje não foi realizado. Adil: Falou do problema da Rua do Toshiba que ainda não foi calçada porque de acordo com o Secretario de Infraestrutura a medição foi feita errada. Nonato: Solicitou mais uma vez a revitalização da faixa de pedestre no Distrito de Ponta da Serra. E relatou reclamações de algumas mães sobre a educação. Jales Velloso: Informou que a cinco meses solicitou uma lombada eletrônica para a entrada da cascata e nada foi feito. Falou também da insegurança da mesma localidade.

Falou também da buraqueira que se encontra a cidade do Crato. Falou também do problema de vagas escolares. O Vereador falou que as Ruas do Crato se encontram nas escuras e citou como o exemplo a Vila Gregório que se encontra as escuras. Alex Saraiva: Falou de sua ida a Fortaleza onde dialogou com o Deputado Marcos Sobreira e conseguiu alguns investimentos para a Cidade, principalmente para o Distrito de Santa Fé e logo mais esses investimentos serão anunciados. Ressaltou também seu requerimento que deu entrada no material do expediente, solicitando a recuperação da ladeira que da acesso a Sitio do Cruzeiro, e informou que em breve essa ladeira vai estar completamente em paralelepípedo através de emendas de sua autoria. Falou também da Empresa Chinesa de ônibus elétricos que estava tentado se instalar no estado do Ceara, mas foi instalar sua indústria em outro estado por causa de falta de interesse por parte do estado do ceara. Falou também da fala infeliz do Presidente da República. Marquim do Povão: Falou de sua visita ao Mutirão junto com o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura para avaliar a Rua Ritinha Tavares que segundo o Vereador está em estado de calamidade pública, onde é necessário fazer um estudo para viabilizar o desvio da água, pois quando chove está prejudicando as famílias que ali residem. Agradeceu ao Preito Zé Ailton, ao Governo do Estado e a Onelia Santana pela construção que irá acontecer do complexo mais infância no Alto da Penha. Solicita também a reforma da Quadra do Alto da Penha, que já está destinado através de sua emenda, e solicita também a reforma da Quadra do Pantanal. Dárcio Luiz: Lamentou um vídeo com sua imagem que estava sendo divulgado em redes socias. Mariângela Bandeira:

Falou que a Travessa Honor de Brito, localizada no Pantanal já está sendo licitada e reiterou seu compromisso com a população cratense. Thiago Esmeraldo: Solicitou de forma verbal que o Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Evandro Leitão, solicitando que a reforma do CEAD de início, pois foi prometido a entrega para o mês de junho e ate agora as obras não começaram. Solicitou também a SEINFRA a manutenção do calçamento da Estrada que da acesso ao Sitio Pelado e a drenagem da Rua Rosa Soares. Luis Carlos: Falou da problemática do Centro POP e dos moradores de rua que estão ficando na Praça Bicentenário. Onde está sendo necessária uma ação de disciplina no comportamento para os mesmos. Tancredo Ribeiro: Solicitou de forma verbal a Secretaria de Meio Ambiente a poda das árvores localizadas em frente a Igreja de São José e solicita também que no período da festa seja colocado banheiros químicos para o uso dos devotos e frequentadores dos festejos. Marconde da Vila: Falou que a Lider Comunitária do Mutirão Juliana Gomes o procurou para falar que a Ambiental Crato está cobrando taxa de esgoto nas ruas aonde não se te saneamento básico. Falou da destinação de sua emenda para a Rua Jonas de Andrade. Agradeceu ao Demutran pela sinalização da Avenida principal da Vila Lobo. Matheus Leite: Falou que vai solicitar a Secretaria de Educação informações sobre sua pasta e falou. Trouxe informações acerca da Escola de Santa Fé que foi questionado na sessão anterior. Solicitou uma moção de pesar para a família da pequena Maria Julia que infelizmente aos seus seis anos faleceu devido a problemas no coração.

Ao fim do pequeno expediente e sem inscrito para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Moção: Moção de Pesar n° 09/2024 de autoria do Vereador Marquim do povão endereçada os familiares de Ítalo Gustavo Nascimento de Freitas. Moção de parabéns n° 10/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo endereçada a Rádio Educadora do Cariri pelos 65 anos de sua inauguração. Moção de Pesar n° 11/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo endereçada os familiares do Senhor Onofre Oliveira de Sousa – Enoque. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Requerimento n°: 34/2024 e 41/2024 de autoria dos Vereadores: Marquim do Povão e Tancredo Ribeiro. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.