Ata nº 22/2023 Ata da 22ª sessão ordinária, do terceiro ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

16-05-2023

Aos 16 (dezesseis) dias do mês de maio de 2023, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1605001 ao 1605010. De autoria dos Vereadores: Luis Carlos, Thiago Esmeraldo, Professora Lourdes de Carlim, Pedro Lobo, Matheus Leite, Tia Clea. Projeto de Lei nº 1605001/2023 de autoria da Vereadora Mariângela Bandeira que Cria o Centro de Saúde da Mulher Gilbertina Das Neves Carvalho, localizado na Avenida José Horácio Pequeno, s/nº, Bairro Zacarias Gonçalves, Município do Crato, Estado do Ceará, e dá outras providências. "

Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Pedro: falou sobre o dia do gari e ressaltou a importância da categoria para a cidade. Informou que esteve no teatro municipal junto com outros edis da comissão e secretário de cultura e reforçou a importância de uma reforma no equipamento. E pediu mais investimentos na cultura do município como museu, a reffesa e outros equipamentos. Luis Carlos: falou sobre o requerimento solicitando uma parceria com a unileão para castração dos animais. Thiago: solicitou agendamento para participar de uma sessão a equipe do Instituto Heitor Coelho. Fernando: informou que a Ama tem uma presidência cratenses em Santa Catarina. Mariângela: falou sobre o requerimento de Luis Carlos e informou que já houve uma conversa nesse sentido com o secretário de meio ambiente. A vereadora informou que a unidade Lessa junto ao Vetmóvel e ressaltou sua esperança que em julho esteja funcionando. Vereadora falou sobre a sensibilidade dos edis com os animais. Falou sobre o centro de saúde da mulher e pediu que o nome fosse o de Gilbertina, mãe das ativistas verônica e Valéria Cocão.

Thiago: solicitou que fosse feito um levantamento sobre os PL que foram executados. Lucas: cobrou clareza por parte do executivo em relação às respostas dos requerimentos e o respeito com as prerrogativas dos vereadores. Adil: falou sobre a importância da execução das leis e requerimentos. Gabriel: falou sobre as cobranças da população em relação às leis, mas que não tem nenhum retorno por falta de informações do executivo. Dárcio: saudou Tia Clea e questionou o fato de só ter oftalmologista no município em outubro. Questionou a quantidade das fraldas geriátricas. Criticou o empréstimo solicitado por José Ailton. Pedro: se sensibilizou com os vereadores que não tem retorno da execução dos projetos e ainda são impedidos de realizar fiscalização nos equipamentos públicos. Solicitou ao líder do prefeito mais diálogo com as secretarias. O vereador ressaltou a importância da luta pela causa animal e da elaboração de projetos voltados para o tema. Junior: o vereador solicitou o cronograma de recuperação das estradas. Marquim: o vereador falou sobre a iluminação da areninha do seminário e solicitou o requerimento para iluminação de Led. O vereador falou sobre a reunião do loteamento bela vista e informou que agradeceu ao secretário pela recuperação das vias do loteamento.

Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 0905003, 0905004, 0905005, 1005001, 1005002, 1505001 ao 1505007. De autoria dos Vereadores: Alex Saraiva, Gabriel Figueiredo, Matheus Leite, Tancredo Ribeiro, Thiago Esmeraldo, Professora Lourdes de Carlim, Adil Sampaio. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.