Ata nº 18/2023 Ata da 18ª sessão ordinária, do terceiro ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

02-05-2023

Aos 02 (dois) dias do mês de maio de 2023, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente em Exercício Allekson Ramon Saraiva Cavalcante determinou ao Segundo Secretário Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1704004, 2004003, 2004004, 2704001, 2804002, 0205001, 0205002, 0205003. "

De autoria dos Vereadores: Tancredo Ribeiro, Gabriel Figueiredo subscrito por Lucas Brasil, Adil Sampaio, Thiago Esmeraldo. Projeto de Lei n° 1204001/2023 de autoria do Vereador Gabriel Figueiredo subscrito por Lucas Brasil que Institui como atividade extracurricular o ensino do jiu-jitsu, a ser disseminado e praticado nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Crato – CE e adota outras providências. Projeto de Lei n° 1804001/2023 de autoria do Vereador Alex Saraiva que Estabelece as Políticas Públicas para a Segurança Escolar nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino, no âmbito do Município de Crato – CE e dá outras providências. Projeto de Lei Indicativo n° 2804001/2023 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia nas escolas públicas de educação básica, no âmbito do município do Crato – CE e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Thiago Esmeraldo: o vereador falou sobre a visita ao gabinete do deputado Diassis que se comprometeu com as articulações para trazer uma extensão do Siade para o Cariri. Falou sobre os demais encaminhamentos solicitados como uma praça para o bairro Granjeiro, Ciclovias, mirante do horto de Nossa Senhora de Fátima. Pavimentação da via que liga a rejunta mix ao Juazeiro. Solicitou novamente a instalação de um semáforo nos Zoonoses. Falou sobre a construção do colégio Farias Brito.

Luis: falou sobre a importância da floresta nacional do Araripe. Falou sobre a importância da elaboração de um plano para União das cidades da região do Cariri para tratar do turismo de forma coletiva. O vereador falou sobre a importância de fazer um momento com as escolas particulares pois algumas escolas estão temerosas com a construção do colégio Farias Brito. Pedro Lobo: falou sobre a ida a Fortaleza. O vereador falou que esteve no colégio Farias Brito e ressaltou a importância da construção da instituição no município do Crato. Pedro Lobo falou sobre a via que liga a rejunta mix ao Juazeiro e a passagem molhada da rua Rosa Soares no São José. O vereador falou sobre o projeto de fortalecimento do turismo religioso na região do Cariri. O vereador falou sobre seu requerimento solicitando pavimentação da brea ao Caldeirão do beato José Lourenço. O vereador falou sobre a volta dos voos Juazeiro do Norte a Fortaleza. Marconde: falou sobre a audiência pública realizada na última terça-feira e relatou um caso de uma senhora que precisa de aparelhos e estava sem energia. O vereador solicitou que as demandas da população fossem ouvidas pela empresa.

Lucas: o vereador falou sobre o canal do Rio Granjeiro no qual a obra deveria ter sido iniciada. O vereador informou que há um estudo e solicitou que a obra fosse realizada. Sobre o turismo religioso e solicitou uma coberta na praça da Santa e cobrou a instalação de um teleférico. Júnior: falou sobre sua emenda impositiva para construção de um parque de Vaquejada e que nesse local pode ser realizada uma feira agropecuária. Dárcio: solicitou o roço da via que liga o Crato ao distrito de Dom Quintino. Dárcio pediu um paliativo nas estradas dos distritos pois nem o ônibus escolar está passando. Parabenizou o vereador Junior pelos requerimentos das passagens molhadas na cachoeira dos Gonçalves. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1704001 ao 1704003, 1804003, 1804004, 1804005, 1804007, 1804008, 2004002, 2004005, 2404001 ao 2404008. De autoria dos Vereadores: Júnior da Cachoeira, Luis Carlos, Lucas Brasil, Nonato, Marquim do Povão, Florisval Sobreira, Professora Lourdes de Carlim, Thiago Esmeraldo, Pedro Lobo.

Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Decreto Legislativo nº 2404001/2023 de autoria do Vereador Luis Carlos que Concede Título de Cidadania Cratense ao Excelentíssimo Senhor Francisco Alves da Costa “Sr Chico das Kombys” e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Projeto de Decreto Legislativo nº 2404002/2023 de autoria do Vereador Luis Carlos que Concede Título de Cidadania Cratense à Ilustríssima Senhora Guilhermina Alexandre Leite e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Ao fim da discussão do material o Presidente em Exercício Allekson Ramon Saraiva Cavalcante declarou por encerrada a sessão.