Ata nº 48/2022 da 48ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

16-08-2022

Aos 16 (dezesseis) dias do mês de agosto de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausências dos vereadores Alex Saraiva e Lucas Brasil, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura das atas, as quais foram aprovadas. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Ofício nº 331/2022/SAAEC em resposta ao Ofício nº 0707003/2022-CMC. Moção de Parabéns nº 1608001/2022 de autoria do Vereador Cajuí ao Time do Vasco Esporte Clube do Alto da Penha. Requerimentos nº: 2807002, 1608003. De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim e Marquim do Povão. Projeto de Decreto Legislativo nº 1608001/2022 de autoria do Vereador Gabriel Figueiredo que Concede o Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Rafael Mota Reis e adota outras providências. "

Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Professora Lourdes de Carlim: Falou sobre o seu requerimento junto a Lucas e a Adil solicitando o saneamento básico em Santa Fé e Monte Alverne e perguntou se havia previsão para realização do mesmo. Carolina Serafim: a diretora-presidente da ambiental Crato falou sobre a falou sobre a empresa que é líder em saneamento privado do país. Segundo a Carolina ambiental Crato tem um modelo de negócio focado em eficiência, cumprimento de metas e capacidade de investimento a experiência vem dando certo porque é construída sobre bases sólidas estando presente em 13 estados, 151 municípios, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas e mais de 9 mil colaboradores. Segundo ela, o saneamento e as ações são eficientes e trazem resultados concretos em várias frentes como: a saúde, a valorização Imobiliária, o turismo, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Segundo a diretora presidente, Carolina Serafim, será uma nova era para o esgotamento e nos próximos anos serão investidos em trabalho, tecnologia e infraestrutura com mais de 250 milhões em investimentos.

Renee Chaveiro: Falou sobre o atual cenário do esgotamento sanitário no Crato em que menos de 3% da população recebe tratamento de esgoto, 33% do esgoto é coletado e 64% da população não tem coleta e tratamento. Segundo Renner Chaveiro a um investimento enorme em tecnologia 3D e tecnologias preventivas para prever e solucionar um problema antes mesmo que ele aconteça. Renê falou também sobre o “projeto vem com a gente", projeto reconhecido pela ONU por levar água tratada de qualidade às comunidades. Renê esclareceu dúvidas da população em relação à emissão das duas contas, uma pela ambiental Crato e outra pela Saaec. Erasmo Moraes: o suplente de vereador Erasmo, fez uso da tribuna para falar sobre as acusações de corrupção envolvendo a empresa Aegea em todo o país. Segundo Erasmo, a mudança de Aegea para ambiental Crato é uma forma de desassociar a empresa aos casos de corrupção. Marconde da Vila: Solicitou de forma verbal à secretária de Saúde em caráter de urgência um funcionário para fazer agendamento de exame para o posto da Vila Lobo. Dárcio Luiz: solicitou a Izolda Cela um desvio no distrito de Dom Quintino para evitar acidentes no Distrito. Marquim: requereu dos candidatos ao governo do estado a assinatura de um documento para que cada um dos candidatos se comprometa a olhar pela Encosta na encosta do Alto da Penha ao mutirão que é um sonho daquela população e também a reforma do Mirandão. O vereador falou que um deputado prometeu a reforma do estádio, mas que até hoje a verba não chegou.

Nonato: Falou sobre a importância da solicitação do desvio em Dom Quintino e solicitou a Seinfra o calçamento de uma rua da palmeirinha dos vilar que está intransitável. Luis Carlos: Falou que iria se informar com Fernando Santana sobre a promessa da reforma do Mirandão. Mariângela: Solicitou a Luís Carlos que questionasse ao deputado também sobre as grades de proteção que ele prometeu para o monumento Nossa Senhora de Fátima e que até o momento não foram instalados. Matheus Leite: falou sobre a importância de ter cuidado com esse tipo de fala durante o período eleitoral. Pois, segundo ele, nenhum deputado conseguiu mais coisas para o Crato do que Fernando Santana. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 2807001, 0808004, 0808005, 0808006, 0908005, 1508001, 1508002, 1508003, 1508004, 1508005, 1508006, 1508008, 1508009, 1508010 (verbal) e 1508011 (verbal). De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim, Luis Carlos, Antonio Adil, Cajuí, Dárcio Luiz, Dr. Dudé, Antonio de Mano, Alex Saraiva, Marconde da Vila, Mariângela Bandeira. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão.

Mensagem de Veto Total nº 1307002/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Veta na íntegra, o Projeto de Lei nº 3105001/2022 – CMC, que “Altera o Calendário Oficial do Município de Crato para incluir o Dia Municipal de Conscientização do Uso da Cannabis Medicinal a ser comemorado anualmente no dia 9 de junho e dá outras providências.” Acatada com sete (7) votos a favor do veto, cinco (5) ausências, duas (2) abstenções e quatro (4) votos contrários. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.