Ata nº 38.1/2022 Ata da 38.1ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

14-06-2022

Aos 14 (quatorze) dias do mês de junho de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência justificada do Vereador Marquim do Povão e Gabriel Figueiredo e falta dos Vereadores Lucas Brasil e Pedro Lobo, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura das atas, as quais foram aprovadas. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Ofícios nº 0122005/2022, 0142005/2022, 0043105/2022, 0053105/2022, 0060606/2022 da Secretaria Municipal de Saúde em resposta a diversos ofícios. Ofícios nº 117/2022, 118/2022, 119/2022 da Secretaria Municipal de Segurança Pública em resposta a diversos ofícios."

Moção de Pesar nº 1406001/2022 de autoria do Vereador Luis Carlos para os familiares do Senhor Herculano Pinheiro Cavalcante. Requerimentos nº: 1406001 e 1406004. De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim, Mariângela Bandeira. Projeto de Lei n° 1306002/2022 de autoria dos Vereadores Matheus Leite e Luis Carlos que Dispõe sobre denominação da Quadra Esportiva, Localizada na Vila Novo Horizonte, Município do Crato e dá outras providências. Projeto de Decreto Legislativo n° 1306002/2022 de autoria dos Vereadores Luis Carlos, Adil Sampaio e Florisval Coriolano que Concede Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor José Devanilton Soares e adota outras providências. Os vereadores Luis Carlos e Matheus Leite solicitaram que houvesse uma sessão extra no mesmo dia para que os projetos acima descritos fossem discutidos e aprovados. Tal solicitação foi acatada pelo plenário. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Kalaman Liberal: diretor do Sest/Senat Crato falou sobre a estrutura física do equipamento. Alexandre detalhou os investimentos do Sest/senat para se adaptar a pandemia, segundo ele, em apenas dois meses o órgão já estava realizando todas as atividades de forma online. Parabenizou a equipe de coordenadores do órgão presente no plenário. O diretor encerrou destacando a variedade de cursos e as ações sociais realizadas pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Alexandre Cortez: coordenador da área empresarial do Sest/Senat falou sobre os 10 anos de atuação do sest/senat e reforçou a formação profissional no fortalecimento de parcerias nas políticas públicas do município. O coordenador falou sobre a importância dos cursos para formação de bons profissionais.

Professora Lourdes de Carlim: falou sobre os áudios vazados e se solidarizou com a vereadora Mariângela Bandeira e parabenizou ao vereador Florisval pelas providências tomadas a respeito desse caso. A vereadora pediu respeito aos vereadores. Informou que participou do encerramento da semana do meio ambiente no distrito de Santa fé. A vereadora informou que visitou a ladeira do cruzeiro que está recebendo a operação tapa buraco e informou que o sisar já está encaminhando a água do araticum. A vereadora informou que encontrou uma equipe da coral que informou que estava fazendo a limpeza para logo após realizar a manutenção da rodovia Vicente teles. Lamentou a partida de Maria do Céu, mãe de Samuel Araripe. Marconde da Vila: o vereador se solidarizou com a vereadora Mariângela. O vereador parabenizou a atuação da vereadora para com sua causa mor. Alex: se solidarizou com a vereadora Mariângela e criticou o autor do áudio que dirigiu palavras de baixo calão à vereadora e aos edis da casa. O vereador pediu que essa pessoa fosse punida ao rigor da lei. O vereador falou sobre a assinatura do contrato do programa produtor de águas que irá fazer pagamentos aos produtores que preservam e protegem o meio ambiente.

O vereador solicitou de forma verbal à secretaria de cultura fardamento e instrumentos para a Banda de Música. Matheus: falou sobre o seu projeto de denominação do nome da quadra do conjunto novo horizonte e solicitou que fosse votado com urgência. Luis Carlos: o vereador informou que ontem foi abordado por dois repórteres perguntando sobre os áudios e o vereador informou que estava tranquilo em relação ao conteúdo do áudio. O vereador falou sobre discriminação de religiões de matriz africanas. O vereador agradeceu a equipe da Rádio Princesa por não ter veiculado o áudio. O vereador externou sua insatisfação com uma pessoa do PDT que vazou o áudio para imprensa e informou que iria investigar quem havia feito isso. Mariângela: a vereadora informou que foi atacada diversas vezes e que esses ataques passaram a ser diários. A vereadora falou que o último ataque foi dirigido através de áudios. Mariângela informou que não se manifestou até o momento por estar abalada e sem condições psicológicas para tratar desse assunto, mas que repudia todos os ataques desferidos a ela e aos colegas. A vereadora, pediu desculpa a todos os colegas atingidos, em especial ao presidente por ter entendido que ela havia sido indelicada no momento e informou que ela também foi vítima dos ataques.

Com o término do pequeno expediente deu-se início ao grande expediente com os seguintes pronunciamentos: Matheus: o vereador falou sobre o seu requerimento solicitando ao deputado André Figueiredo, ex-ministro das comunicações, a implantação de novas operadoras de telefonia na ponta da serra. O vereador também falou sobre a iluminação pública e criticou a circulação de falsas notícias a respeito do projeto de melhorias na iluminação que está sendo estudado pela gestão municipal. Matheus Leite, parabenizou a imprensa na divulgação do trabalho dos edis. Lamentou a partida de Maria do Céu, mãe de Samuel Araripe, e desejou condolência à família enlutada. Com o término do pequeno expediente e do grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Moção de Pesar nº 1306003/2022 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo para os familiares da Senhora Maria do Ceo Vilar de Alencar Araripe. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Requerimentos nº: 0106002, 0706007, 1306002 (subscrito por Dr. Dudé), 1306003 (subscrito por Dr. Dudé), 1306003, 1306004, 1306005, 1306006, 1306007, 1306008, 1306009, 1306010, 1306011, 1306012, 1306013. De autoria dos Vereadores: Tancredo Ribeiro, Marconde da Vila, Gabriel Figueiredo, Thiago Esmeraldo, Matheus Leite, Professora Lourdes de Carlim, Mariângela Bandeira, Fernando Brasil. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.