Ata nº 44/2024 Ata da 44° sessão ordinária, do quarto ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

20-08-2024

Aos 20 (vinte) dias do mês de agosto de 2024, a hora regimental e sob a Presidência do Presidente Florisval Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, 1º Vice-Presidente o Vereador Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o Vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, - Alex Saraiva, na 1ª Secretaria o Vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o Vereador Antônio Marcos Januário de Souza – Marquim do Povão. O Presidente Florisval Coriolano determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Coriolano determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto das seguintes matérias: Oficio n° 1908.021/2024 da SEINFRA em resposta ao Oficio n° 164/2024 – CMC."

Oficio n° 1908.022/2024 da SEINFRA em resposta ao Oficio n° 158/2024 – CMC. Moção de Pesar n° 86/2024 de autoria do Vereador Luis Carlos endereçada aos Familiares do Senhor João Martins. Moção de Pesar n° 86/2024 de autoria do Vereador Júnior da Cachoeira endereçada aos Familiares do Senhor Geraldo Antônio Gonçalves Júnior. Requerimentos n° 352/2024 e 353/2024 de autoria dos Vereadores Tancredo Ribeiro e Adil. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Luis Carlos: Falou de um vídeo do Prefeito José Ailton Brasil aonde falou que já conseguiu recursos através da Lei Rouanete para a realização do Festival Chama, e solicitou verbalmente que fosse enviado um oficio a Secretaria Municipal de Cultura, solicitando posicionamento do que se tem de concreto para a realização desse festival, pois teve grande repercussão na Sociedade Caririenses sobre esse Festival. Junior da Cachoeira: Falou da sua tristeza ao ser informado hoje pela manhã de um vídeo que andava circulado nas redes sociais, aonde o Candidato a Vereador Adriano falava mal de sua pessoa e ressaltou que o mesmo é uma pessoa querida, e que tem uma amizade a muitos anos e que não esperava tal atitude de sua parte.

Thiago Esmeraldo: Solicitou de forma verbal ao DEMUTRAN que fosse feita em frente à Escola Academia de Ensino, na Rua Senador Pompeu uma faixa de pedestre, pois o fluxo de carro pela manhã é muito grande. Comentou também sobre um acidente ocorrido ontem no Bairro Palmeiral, aonde um carro próximo ao sinal atingiu uma carroça, e ressaltou que desde a retirada do sinal vem acontecendo vários acidentes, e fala que o DENTRAN tem que pensar em alguma forma de substituir esse sinal como por exemplo a construção de uma rotatória no local. Solicitou que fosse marcada uma audiência pública com a SOP para discutir sobre os retornos e vias alternativas entre Crato e Juazeiro. Falou também sobre uma audiência para ser discutido o Plano Diretor, pois foi informado pelo Promotor Thiago Marque que tem que ser realizada essa audiência antes da votação do Projeto. Jales Velloso: Complementou a fala do Vereador Thiago Esmeraldo sobre os acidentes que estão acontecendo no Bairro Palmeiral. Relatou um acontecimento que precisou hoje pela manhã com uma senhora que estava passado mal próximo à beira do canal e que a socorreu até o hospital São Francisco. Falou também que ontem recebeu várias denúncias das mães do Conjunto Madre Feitosa falando que seus filhos estão pagando R$2,00 para poder jogar bolo na areninha recentemente construída naquele local. Falou que está acontecendo com ele, a mesma coisa da eleição passada, aonde sofreu com perseguição, mais que neste pleito irá tomar as providências cabíveis com a Justiça.

Darcio Luis: Falou que foi desnecessária a fala do Vereador Júnior sobre o vídeo dentro do Parlamento, pois era um assunto que poderia ser resolvido através de um diálogo entre os envolvidos. Fez um apelo a gestão municipal para a recuperação do calçamento do Distrito de Dom Quintino, pois se encontra bastante esburacada e falou também que as duas passagens molhadas feitas através de suas emendas impositivas foram destruídas na primeira chuva. Falou também que em relação as suas emendas firam destribadas uma para os Sítios olho-d’água e Lambedouro e até essa data a Prefeitura não executou, diferentemente de seus colegas que já relataram nesta casa que já tiveram emendas executadas, e informou que seu advogado já está preparando toda documentação para que essa semana possa da entrada na justiça para que essas emendas sejam executadas. Falou do acidente ocorrido no mês de julho em Dom Quintino, aonde causou grande prejuízos materiais, e que felizmente não teve nenhuma vítima, e ressaltou que até agora a Prefeitura não se pronunciou sobre esse acidente, e reforçou a necessidade urgente de se fazer um desvio naquela localidade, e que se nenhuma providencia for tomada a população irá se reunir ´para protestar. Falou sobre sua Lei que Dispõe sobre a autorização para os usuários dos serviços de água no Município de Crato-CE, a instalar equipamento bloqueador eliminador de ar na tubulação de água do hidrômetro, e que o Prefeito não o sancionou, mais que graças a sensibilidade do Presidente Florisval essa Lei foi promulgada, porém ainda não está sendo cumprida e que vai acionar a justiça, e que não entende o porquê o Prefeito Municipal defende tanto a Ambiental Crato.

Lucas Brasil: Trouxe novamente reclamações da população sobre a saúde, com falta de médicos nos Postos de Saúde, e citou o exemplo do Posto da Comunidade 10 de Fevereiro que se encontra sem medico para atender aquela população, e cobra da Secretária Municipal de Saúde contratação de novos médicos, pois por onde passa, escuta reclamação sobre a saúde cratense, e ressalta a importância da saúde para a população tanto da zona urbana como rural do nosso município. Marconde da Vila: Solicitou de forma verbal a instalação de um semáforo no Cruzamento das Ruas André Cartaxo com a Zacarias Gonçalves, pois a população daquela localidade está com dificuldades de cruzar aquelas vias. Informou que entrou em contato com o Secretário Municipal de Esporte para saber informações sobre a areninha do Conjunto Madre Feitosa, pois essa situação é inadmissível. Ao fim do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Moção de Pesar n° 86/2024 de autoria do Vereador Luis Carlos endereçada aos Familiares do Senhor João Martins. Moção de Pesar n° 86/2024 de autoria do Vereador Júnior da Cachoeira endereçada aos Familiares do Senhor Geraldo Antônio Gonçalves Júnior. Os quais bastante discutido foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Requerimentos n° 348/2024 á 351/2024 de autoria dos Vereadores Thiago Esmeraldo, Professora Lourdes de Carlim e Tancredo Ribeiro. Os quais bastante discutido foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão.