Ata nº 53/2024 Ata da 53° sessão ordinária, do quarto ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

17-09-2024

Aos 17 (dezessete) dias do mês de setembro de 2024, a hora regimental e sob a Presidência do Presidente Florisval Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, 1º Vice-Presidente o Vereador Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o Vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, - Alex Saraiva, na 1ª Secretaria o Vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o Vereador Antônio Marcos Januário de Souza – Marquim do Povão. O Presidente Florisval Coriolano determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Coriolano determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto das seguintes matérias: Requerimentos n° 393/2024 e 394/2024, 396/2024, 398/2024, 400/2024 e 401/2024 de autoria dos Vereadores Tereza Alencar, Luis Carlos e Professora Lourdes de Carlim. Projeto de Decreto Legislativo n° 48/2024 de autoria da Vereadora Tereza Alencar. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra:"

Fernando Brasil: Falou que esteve ontem no Sitio Faustino e que lá os moradores reivindicaram um agente de saúde para atender os moradores daquela comunidade, e informou que já entrou em contanto com a Secretaria de Saúde, solicitando uma reunião na próxima semana para que essa profissional seja locada para aquela comunidade. Thiago Esmeraldo: Solicitou que o Projeto de Decreto Legislativo que Concede o Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Maestro Cícero Batista Filho seja incluído na ordem do dia na sessão de hoje. Tal solicitação foi acatada pelos Vereadores e Vereadoras presentes em plenário. Luis Carlos: Reforçou seu requerimento que deu entrada no material do expediente aonde solicita ao Governo do Estado e ao Prefeito Municipal que o prédio abandonado do antigo CEMIC seja construída uma casa da mulher cearense, pois andado pelo bairro seminário percebeu a situação da violência contra a mulher, e que em conversa com uma jovem adolescente foi falado que os moradores daquele bairro desejavam um espaço aonde as mulheres se sentissem protegidas, como também pudesse realizar cursos. O vereador falou da existência do Projeto Casa da Mulher cearense, presente na Divisa entre as Cidades de Crato e Juazeiro, porem para algumas mulheres é muito distante, e falou que o Deputado Pedro Lobo já teve essa ideia de adquirir uma casa desse tipo na Cidade do Crato.

Dárcio Luiz: Solicitou de forma verbal uma moção de Pesar aos Familiares do Senhor José de Sousa Filho, falecido no ultimo domingo. Falou que na sessão da semana passada reclamou sobre a situação do ônibus escolar que transporte os alunos do Sitio Faustino e Sitio Varginha, e que um dia após sua reclamação um novo ônibus foi enviado para aquela localidade. Na mesma sessão também falou que nos mesmos sítios estão sem agentes de saúde a cinco anos, e que agora nas vésperas das eleições vão mandar uma profissional para aquelas comunidades. Falou também sobre o descaso que aconteceu no Distrito de Dom Quintino, aonde a população passou mais de quatro dias sem água. Falou também que o nome da Avenida Principal irá voltar a denominação do nome do seu fundador. O vereador relatou que está sofrendo ameaças contra sua vida. Jales Velloso: Falou que durante suas caminhadas pela cidade do Crato observou o problema da escuridão que está tomando conta de toda a Cidade e que não entende o porque esse problema não é resolvido. Falou também que o asfalto do Sitio Quebra esta todo danificado, e isso aconteceu porque antes de ter colocado o asfalto não foi feito as instalações de água e o saneamento básico. Falou também da dificuldade que algumas pessoas com problemas de saúde enfrentam para pegar fraldas na Secretaria de Saúde, pois entrega poucas unidades dessas fraldas. Ao fim do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos n° 392/2024 a 397/2024 de autoria do Vereador Júnior da Cachoeira e Thiago Esmeraldo.

Os quais bastante discutido foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Decreto Legislativo n° 47/2024 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Concede Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Maestro Cícero Batista Filho e adota outras providencias. Aprovada em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Ao fim da discussão da ordem do dia o Presidente Florisval Coriolano declarou por encerrada a sessão.