18° Sessão Plenária Ordinária Virtual do 1° Ano Legislativo da 29° Legislatura

30-03-2021

Aos 30 (trinta) dias do mês de março de 2021, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, havendo número legal deu por iniciada a sessão. O Presidente solicitou que fosse feita a leitura das atas, as quais foram aprovadas. Continuando o Presidente Florisval Coriolano determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Oficio 220/2021 da Delegacia de Defesa da Mulher, que responde o requerimento do Vereador Matheus Leite sobre a estatística da violência contra a mulher. "

Requerimentos n°: 2903012, 3003001, 3003002, 3003004, 3003005. De autoria dos vereadores: Lourdes de Carlim, Pedro Lobo, Alex Saraiva, Luis Carlos. Projeto de Lei nº 3003001/2021 de autoria do vereador Marquim do Povão que Dispõe sobre inclusão no Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 de todos os profissionais que compõe o setor de transporte (seja público ou privado) do município do Crato – CE e dá outras providências. Projeto de Lei nº 3003002/2021 de autoria do vereador Marquim do Povão que Dispõe sobre inclusão no Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 de todos os profissionais que trabalham nas farmácias do município do Crato – CE e dá outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra os vereadores: Pedro Lobo: solicitou envio de nota de apoio e solidariedade ao governador Camilo Santana. Gabriel Figueredo: O vereador fez uma ressalva sobre os seus requerimentos solicitando a inclusão das alterações e atualizações das resoluções na Lei Orgânica e Regimento Interno. O vereador solicitou informações sobre o seu requerimento do projeto de incentivo ao primeiro emprego para jovens que foi pedido vista pelo vereador Marquinho do Povão. O vereador fez uma ressalva pelo projeto Minha Casa, Minha Vida e solicitou o vídeo que a Secretaria de Ação Social ficou de mandar esclarecendo sobre o andamento e envio dos dossiês.

O vereador informou que as informações sobre a análise curricular do processo seletivo realizado pela prefeitura serão publicadas no Diário Oficial. Luís Carlos: falou sobre as aglomerações em bancos no Crato e cobrou fiscalização por parte da prefeitura e da agência. O vereador falou sobre as informações sobre a análise curricular do processo seletivo realizado pela prefeitura e informou que essas informações serão publicadas no Diário Oficial. Marcondes da Vila: o vereador falou sobre as aglomerações no centro do Crato e principalmente no restaurante popular. O vereador solicitou atendimento no drive-thru para idosos que não tem carro próprio. Alex Saraiva: Parabenizou a iniciativa do vereador Thiago Esmeraldo pelo convite aos representantes para a explanar sobre o andamento da implementação do curso de medicina. O vereador cobrou da prefeitura atendimento aos idosos da zona rural e pediu explicações sobre o motivo dos idosos que não tem carro não poderem se vacinar no drive-thru. Solicitou envio de nota de pesar à família do José Rivaldo Sobreira de Oliveira. Solicitou explicações à caixa econômica sobre as filas e aglomerações em frente a agência. Agradeceu a prefeitura e a Seinfra pelo conserto da vossoroca no Sítio Cruzeiro. Thiago Esmeraldo: Pediu que a população que confirmasse o agendamento no email antes de ir até o local de vacinação.

. Marquinho do povão: O vereador esclareceu que o Drive-thru é apenas um ponto de vacinação e que as pessoas cadastradas e agendadas podem ir no drive-thru ou em outros postos de saúde. Lurdes de Carlim: falou que as máquinas já estão trabalhando no distrito de Santa Fé. A vereador parabenizou o trabalho da secretária e da gestão na vacinação dos idosos do município do Crato. Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos n°: 2403001, 2403002, 2903001, 2903002, 2903003, 2903004, 2903005, 2903007, 2903008, 2903009, 2903011. De autoria dos vereadores: Lucas Brasil, Florisval Sobreira, Alex Saraiva, Thiago Esmeraldo, Pedro Lobo, Marconde da Vila, Marquim do Povão, Mariângela Bandeira. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos. Projeto de Lei 1903001/2021 de autoria do vereador Alex Saraiva que Cria o Fundo Municipal de Esportes, e dá outras providências. O qual bastante discutido foi aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade de votos.

Projeto de Lei 1903003/2021 de autoria do vereador Alex Saraiva que Cria o Conselho Municipal do Esporte, e dá outras providências. O qual bastante discutido foi aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade de votos. Projeto de Lei 2303003/2021 Luis Carlos que Institui a Política de Assistência Social no Município, institui o Sistema Único de Assistência Social de Crato - Suas e dá outras providências. Após bastante discutido foi aprovado em segunda discussão por unanimidade de votos. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.