Ata nº 20/2023 Ata da 20ª sessão ordinária, do terceiro ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

09-05-2023

Aos 09 (nove) dias do mês de maio de 2023, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 0205006, 0505001, 0905001, 0905002, 0905006, 0905007. De autoria dos Vereadores: Thiago Esmeraldo, Mariângela Bandeira, Dr. Dudé, Professora Lourdes de Carlim. Projeto de Decreto Legislativo nº 0905001/2023 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Concede Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Lelio Cauby Saraiva e adota outras providências. "

Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Professora Lourdes de Carlim: a vereadora falou sobre a caravana vinda para o município do Crato com o presidente da república, ministro da educação e governador. A vereadora cobrou a escola de Santa Fé a Camilo Santana, ministro da educação. Falou sobre a ida de Marina Feitosa ao distrito, visitou os postos de saúde e solicitou a porta do gabinete de Dr. Thiago e a instalação dos ar condicionados. Pedro Lobo: reforçou o convite da vinda do Presidente Lula para a cerimônia de assinatura do pacto para retomada das obras da educação básica. falou sobre as articulações para o retorno da PAA Leite. Marquinho: o vereador falou sobre a entrega dos uniformes às equipes que irão participar da copa 100. O vereador falou sobre a reforma do terminal de ônibus ao lado da prefeitura no qual terá recursos enviados pelo deputado André Figueiredo. Marquinho solicitou reparos na iluminação da areninha do bairro seminário. O vereador falou sobre a areninha da vila são Bento que será inaugurada em breve. o vereador agradeceu ao secretário ítalo Samuel pelos reparos realizados na infraestrutura do município.

Luis Carlos: falou sobre a zona azul e reforçou a lei aprovada pela câmara que isenta os idosos de pagar o ticket e cobrou informações da empresa. Lamentou o falecimento de David Miranda, ex-deputado federal. Marconde: falou sobre a falta de enfermeira no posto da vila lobo que está sem enfermeira e informou que já conversou com a secretária Marina Feitosa. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 2804001, 0205004, 0205005, 0205006, 0505002, 0505003, 0805001 ao 08050010. De autoria dos Vereadores: Fernando Brasil, Thiago Esmeraldo, Matheus Leite, Professora Lourdes de Carlim, Luis Carlos, Mariângela Bandeira, Júnior da Cachoeira, Lucas Brasil, Marconde da Vila. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Decreto Legislativo nº 0805002/2023 de autoria do Vereador Pedro Lobo que Concede Diploma do Mérito Legislativo ao Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.