Aos 17 (dezessete) dias do mês de abril de 2023, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1404001 ao 1404003, 1704005, 1704006, 1704007, 1704009 e 1704010. De autoria dos Vereadores: Marquim do Povão, Florisval Sobreira, Lucas Brasil."
Projeto de Lei nº 001/2023 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a fazer a doação que indica, e adota outras providências. Projeto de Lei Indicativo nº 1404001/2023 de autoria do Vereador Florisval Sobreira que Cria o Cargo de Guarda Escolar Municipal, no âmbito do Município do Crato, Estado do Ceará e adota outras providências. Projeto de Lei Indicativo nº 1404002/2023 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Dispõe sobre o registro e expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no âmbito do Município de Crato - CE e dá outras providências. Projeto de Lei Indicativo nº 1704001/2023 de autoria do Vereador Lucas Brasil que Institui no âmbito do Município do Crato-CE o Programa Municipal de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Florisval Coriolano: vereador falou sobre o projeto de lei indicativo que cria a Guarda Municipal Escolar no qual visa a segurança dos estudantes e docentes das escolas do município. Fernando: solicitou o roço da CE 386 que liga o Crato a Dom Quintino em caráter de urgência. O vereador falou sobre o caso de Farias Brito onde um estudante atacou colegas com uma machadinha e parabenizou José Ailton Brasil por se reunir com as secretarias de educação e segurança para evitar casos parecidos no Crato. Lucas: parabenizou os idealizadores do desafio entre serras realizado durante o final de semana.
O vereador criticou a secretaria de esporte que não deu nem uma garrafa d'água. Thiago: o vereador falou sobre a cartilha de segurança nas escolas elaborada pelo governo do estado. Mariângela: parabenizou o projeto indicativo de autoria de Florisval e sugeriu a instalação de um botão de pânico nas escolas. Professora Lourdes de Carlim: parabenizou os 5 anos da feira do Sítio Cruzeiro. A vereadora falou também sobre o pli de autoria de Florisval Coriolano. A vereadora também falou sobre o contador do poço da baixa do maracujá queimado a 10 dias e fazendo com que os moradores fiquem sem água na comunidade. Pedro: parabenizou a feira do Sítio Cruzeiro e da praça Bicentenário. O vereador falou sobre a audiência em conjunto realizada com a Alece e outros órgãos para debater a segurança alimentar. Marquinho: parabenizou o presidente Florisval Coriolano pelo PLI. Dr. Dudé: parabenizou o presidente pelo projeto de lei e pediu urgência na implantação. Matheus: reforçou a fala de Fernando Brasil sobre o roço das vias e solicitou urgência no atendimento à solicitação.
O vereador falou sobre a limpeza pública e informou que esteve com o secretário conversando sobre o cronograma da pasta. Matheus ressaltou a importância da garantia da segurança nas escolas e parabenizou a gestão e o Legislativo pelos debates. Solicitou de forma verbal a limpeza e capinação do São Bento e a recuperação do Pierre. Parabenizou o desafio entre serras e informou que a gestão participou ativamente do evento. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1104001 ao 1104007. De autoria dos vereadores: Mariângela Bandeira, Pedro Lobo, Nonato, Lucas Brasil. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Lei Indicativo nº 2203001/2023 de autoria do Vereador Marquim do Povão que Veda nomeação, Posse e Contratação de Condenados por Crimes de Violência Contra a Mulher, no âmbito do Município do Crato e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário.
Projeto de Lei nº 1004001/2023 de autoria da Vereadora Mariângela Bandeira que Torna de Utilidade Pública o INSTITUTO IPANUJE, localizado no Bairro Novo Crato, Município do Crato, Estado do Ceará e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Projeto de Decreto Legislativo nº 1104001/2023 de autoria do Vereador Pedro Lobo que Concede Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor José Iderval da Silva (Seu Zezé) e adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.
10-12-2024
09-12-2024
03-12-2024
02-12-2024
26-11-2024
25-11-2024