Ata nº 05/2023 Ata da 05ª sessão ordinária, do terceiro ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

07-03-2023

Aos 07 (sete) dias do mês de março de 2023, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente o vereador José Nilton Brasil – Fernando Brasil, o 2º Vice-Presidente o vereador Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria o vereador Érico Matheus Brito Duarte – Matheus Leite e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza – Marquim do Povão. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeiro Secretário Érico Matheus Brito Duarte para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Ofícios nº 0203.056/2023 e 0203.057/2023 da Secretaria Municipal de Infraestrutura em reposta aos Ofícios nº 1502001/2023-CMC e 1502003/2023-CMC. Requerimentos nº: 0703001 ao 0703013."

De autoria dos Vereadores: Dr. Dudé, Marquim do Povão, Thiago Esmeraldo, Alex Saraiva, Nonato, Lucas Brasil, Professora Lourdes de Carlim. Projeto de Lei n° 0703001/2023 de autoria da Mesa Diretora que Estabelece o reajuste dos vencimentos dos Servidores Públicos do Legislativo Municipal do Crato-CE e dá outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Celiane: convidou os vereadores para participar da grande caminhada do dia internacional da mulher que vai acontecer amanhã com concentração em frente à prefeitura com o lema “viva nós queremos em defesa do Bem Viver dos direitos e da Democracia”. falou também sobre a sétima Marcha das Margaridas que é uma ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadora Rurais do campo da floresta e das Águas da cidade e periferia com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar o reconhecimento social e político esse movimento é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais agricultores e agricultores familiares. O presidente externou o seu repúdio contra uma postagem na qual o autor se referia a edis como "vereadores de beira de calçada". O presidente pediu respeito por aqueles que fazem o poder legislativo no município do Crato.

Matheus: falou sobre a reunião entre o executivo e o sindicato dos servidores públicos onde houve um consenso e a categoria aceitou a proposta do município, encerrando assim o estado de greve e restabelecendo os serviços públicos da cidade do Crato. Thiago: solicitou que os servidores do zona azul alertassem os ficais para não trocar as letras e números das placas e acabar gerando multas a população cratense que precisa estacionar nas ruas do centro da cidade. Marconde: solicitou ao Centro dos Zoonoses que se atente a animais soltos nas vias públicas para fiscalizar e penalizar os proprietários. Lucas: cobrou uma documentação da secretaria de saúde. Pediu de forma verbal limpeza e capinação do parque de exposições. Mariângela: a vereadora falou sobre a competência do CCZ e informou que a solicitação de Marconde deve ser feita para a secretaria de meio ambiente. Alex: Falou sobre a sua solicitação de construção de um complexo no distrito de monte Alverne. informou que esteve no Valentim e que é necessário a perfuração de um poço profundo para abastecer a comunidade do Valentim. solicitou uma área de embarque e desembarque na rodovia Vicente teles em frente à escola Paulo Limaverde. falou sobre a estrada que dá acesso ao condomínio dos juízes e conjunto dos artesãos e parabenizou o deputado Fernando Santana. parabenizou o padre Ramon pelo seu natalício.

Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1502001, 1602001 ao 1602007, 2402001 ao 2402007, 2702001 ao 2702009, 0303001 ao 0303003, 0603001 ao 0603011. De autoria dos vereadores: Fernando Brasil, Alex Saraiva, Matheus Leite, Gabriel Figueiredo, Florisval Coriolano, Professora Lourdes de Carlim, Thiago Esmeraldo, Tancredo Ribeiro, Mariângela Bandeira, Júnior da Cachoeira, Antonio Adil, Lucas Brasil, Marconde da Vila. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Resolução nº 2702001/2023 de autoria do Vereador Luis Carlos que Cria o diploma mérito Mulher Aguerrida Bárbara de Alencar e Adota outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes em plenário. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.