Ata nº 68/2022 da 68ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

08-11-2022

Aos 08 (oito) dias do mês de novembro de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausências dos Vereadores Alex, Luis (justificada) e Antonio de Mano e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Ofício nº 254/2022 – CDHC. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Juliana Gomes: falou sobre as reivindicações do coletivo de mulheres do mutirão, e solicitou providências em relação a uma rua duplicada chamada José Siebra uma fica no mutirão e outra no lameiro. Ela pediu que essa rua do mutirão tivesse outro nome para evitar transtornos em relação a entregas e a procura de endereço. Juliana afirmou que em reunião com a comunidade foi aceito a sugestão de que essa rua recebesse o nome do seu pai que faleceu como guarda municipal e que tem uma história no lugar."

Florisval: informou que recebeu reclamações sobre a abertura da semana do servidor no Crato e que fechou uma via no bairro pimenta que causou transtorno no centro do Crato. O vereador solicitou que no próximo evento fosse repensado um local a fim de evitar essa problemática. Fernando: pediu que fosse esclarecido a população o que são emendas impositivas, pois a população está achando que os vereadores estão recebendo esses valores da gestão. Gabriel: falou sobre o projeto que anula a concessão da AEGEA e informou que ainda se encontra nas comissões e falou que há um outro projeto de Luis Carlos. Dárcio: o vereador falou sobre os requerimentos em relação à oscilação de energia da ENEL e cobrou respostas da empresa. O vereador falou sobre a AEGEA que está cobrando valores absurdos da população e solicitou informações sobre os aumentos mensais. O vereador falou sobre os casos de corrupção envolvendo a empresa. Fez uma homenagem a Humberto Cabral e Almério Carvalho. Marquim: parabenizou a todos os radialistas do município. Professora Lourdes de Carlim: falou sobre a festa das crianças no distrito de Monte Alverne realizada pela ação social. Agradeceu ao secretário Ítalo, pois em breve será iniciado o calçamento do sítio fábrica ao Valentim. Lurdes de Carlim relatou uma situação do distrito, pois o distrito está sem médico há mais de um mês. Lourdes criticou a falta de resposta da Secretaria de Saúde em relação às demandas dos vereadores, que são trazidas pela população.

Lucas: informou que nunca foi à secretaria de saúde para encontrar a secretária Marina Feitosa. Lucas falou sobre a mãe da secretária que é lotada na Cultura, mas trabalhava na saúde. Dr. Dudé: solicitou envio de ofício convidando a secretária, a subsecretária ou a coordenadoras do PSF para prestar esclarecimentos na câmara em relação a falta de médicos, remédios e respostas da pasta. Mariângela: comungou com a vereadora Lourdes e relatou um fato ocorrido na seinfra com um dos funcionários da pasta que a destratou por conta de uma vaga de estacionamento. A vereadora relatou a situação e deixou o seu repúdio com a atitude desse funcionário. Thiago: solicitou que quando a secretária viesse aproveitasse para marcar a audiência com os pais de crianças autistas. Matheus: parabenizou André Barreto, vice-prefeito e agora prefeito em exercício. O vereador falou sobre a semana do servidor público do município do Crato que conta com uma série de programações. O vereador falou sobre o problema em relação ao atendimento dos secretários para com os vereadores e informou que essa não é a orientação do prefeito José Ailton Brasil. Sobre a Marina Feitosa o vereador afirmou ter uma admiração pela secretária.

Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: 3110002, 0111001, 0111002, 0111003, 0111004, 0711001, 0711002, 0711003, 0711004, 0711005, 0711006, 0711007 (verbal), 0711008 (verbal), 0711009 (verbal). De autoria dos vereadores: Lucas Brasil, Raimundo Nonato, Tancredo Ribeiro, Marconde da Vila, Professora Lourdes de Carlim, Thiago Esmeraldo, Luis Carlos, Gabriel Figueiredo, Mariângela Bandeira. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Lei nº 3110001/2022 de autoria do Vereador Luis Carlos e Vereadores que Dispõe Sobre A Regulamentação Do Transporte Público Universitário, Nível Técnico E Ensino Médio Que Indica E Dá Outras Providências. O vereador Marquim do Povão solicitou vista ao projeto. A solicitação foi acatada e ficou decidido que o projeto seria apreciado em única discussão e votação quando retornasse a pauta. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.