Ata nº 66/2022 da 66ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

01-11-2022

Ao 1º (primeiro) dia do mês de novembro de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência do Vereador Lucas Brasil e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Moção de Pesar nº 0111001/2022 de autoria da Vereadora Professora Lourdes de Carlim aos familiares do Senhor Osvaldo Filgueira Sampaio. Requerimento nº: 0111001, 0111002, 0111003, 0111004. De autoria dos vereadores: Raimundo Nonato, Tancredo Ribeiro e Marconde da Vila. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Florisval: Falou sobre a reclamação feita no grupo dos vereadores pelo Luis Carlos que informou os colegas de um problema causado pela obra de duplicação do contorno do Crato está atingindo tráfego Muriti-Crato e sugeriu a formação de uma comissão para fazer uma visita no local, ao secretário José Muniz e buscar soluções urgentes.

Luis Carlos: falou sobre esse problema relatado por Florisval e informou que o eram necessários mais organização e planejamento da secretaria e da empresa para evitar este tipo de situação. O vereador informou que recebeu uma denúncia de que as pessoas estão tendo que comprar equipamentos para embutir o hidrômetro da ambiental Crato, e informou que isso deveria ser responsabilidade da empresa pois eles estão instalando no meio da calçada o que pode acabar gerando acidentes. Falou sobre o projeto de ônibus escolares para estudantes cratenses até a universidade e informou que colocou no sistema com o nome de todos os colegas, mas que só havia saído o dele, então pediu que todos os vereadores assinassem esse requerimento. Dr. Dudé: falou sobre que veio do juazeiro pela vila são bento e informou que os agentes já estavam na tomaz osterne. Falou sobre o câncer de próstata e os tipos de exames para diagnóstico precoce. Fernando: Fernando falou sobre o problema na avenida Padre Cícero sentido Juazeiro-Crato e sugeriu que a outra mão virasse de duplo sentido ou um guarda ficasse próximo ao Casa Blanca orientando os motoristas a irem pela santa. Thiago: deu algumas sugestões para melhorar o trânsito no local. Informou que a camisa do Crato já está no museu da arena castelão. Reforçou a importância do novembro azul para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Marconde: pediu o envio de um guarda municipal para a escola Rosa Ferreira para que a população pudesse utilizar a quadra fora do horário de funcionamento do equipamento. Informou que o Coronel Jarbas disse que seria possível e que o pedido precisava apenas ser oficializado por requerimento. Agradeceu a instalação de câmeras de segurança na Tristão Gonçalves e Bárbara de Alencar. O vereador falou sobre o calçamento do chico gomes e pediu uma fiscalização da gestão nas obras.

Professora Lourdes de Carlim: falou sobre o calçamento do chico gomes em que a gestão que é responsável pela contratação da empresa faça uma fiscalização nas obras para evitar esse tipo de situação pois obras mal feitas oneram os cofres e causam diversos prejuízos além do desgaste da população. Parabenizou Marcondes pela cobrança e reforçou que esse é o papel dos edis. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 3110001, 3110002, 3110003, 3110004, 3110005, 3110006. De autoria dos Vereadores: Matheus Leite, Lucas Brasil, Mariângela Bandeira, Professora Lourdes de Carlim. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.