Ata nº 62/2022 da 62ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

18-10-2022

Aos 18 (dezoito) dias do mês de outubro de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência dos vereadores Alex, Gabriel, Fernando e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Segundo Secretário Antônio Marcos Januario de Souza para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1410003, 1810001, 1810002, 1810003, 1810004, 1810005. De autoria dos Vereadores: Thiago Esmeraldo, Alex subscrito por Matheus Leite, Júnior da Cachoeira.

Nota nº 1810001/2022 de autoria da Vereadora Mariângela Bandeira ao Exmo Sr. 1° Tenete Rodrigo Barbosa, Comandante da Polícia Militar Ambiental. Moção de Pesar nº 1810002/2022 de autoria do vereador Tancredo Ribeiro aos familiares do Senhor Valter de Araújo Ribeiro. Projeto de Lei nº 1710001/2022 de autoria do Vereador Alex Saraiva que Dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde no Distrito de Monte Alverne, Município do Crato e dá outras providências. Projeto de Lei nº 1710002/2022 de autoria do Vereador Alex Saraiva que Dispõe sobre a denominação da Areninha que será construída no Distrito de Santa Fé, Município do Crato e dá outras providências. Projeto de Lei nº 1810001/2022 de autoria do Vereador Luis Carlos que Denomina de Rua Sargento João Francisco Guerra, a artéria localizada no Bairro Muriti, Município do Crato e dá outras providências. Projeto de Lei nº 1810002/2022 de autoria do Vereador Marquim do Povão que Denomina de Rua Terezinha Tavares Pinho, a artéria localizada no Bairro Parque Recreio, Município do Crato e dá outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Nyrely: Falou sobre as reivindicações dos moradores da Baixio das Palmeiras no PSF em que o atendimento odontológico não está funcionando, os banheiros estão em estado precário e a falta de água potável para os usuários que necessita do serviço. A moradora solicitou também melhorias na escola Rosa Ferreira de Macedo em relação ao mato e a utilização da quadra pela comunidade. Solicitou o calçamento da estrada do baixio.

Professora Lourdes de Carlim: parabenizou os profissionais da saúde pelo dia do médico. Falou sobre o aniversário de Moisés Rolim. A vereadora agradeceu pelas conquistas do distrito. Dr. Thiago: parabenizou a todos os médicos. O vereador informou que esteve em Fortaleza visitando o secretário executivo de esporte e juventude, Ely Aguiar, em que solicitou diversas melhorias, o vereador também informou que em visita ao museu do castelão foi constatada a ausência da camisa do Crato no acervo. O vereador cobrou sinalização nas CEs do estado e no semáforo das zoonoses. Marconde: falou sobre uma visita a Seinfra sobre diversos requerimentos e também tirando dúvidas sobre solicitações dos edis. Dárcio: registrou o falecimento de Walter Araújo e parabenizou os profissionais pelo dia do médico. Marquim: falou sobre o Crato Esporte Clube e pediu a reforma do Mirandão que necessita com urgência de uma obra. Luis Carlos: pediu que os vereadores colocassem emendas impositivas. O vereador solicitou uma data para que o deputado Fernando Santana comparecesse à casa para prestar esclarecimentos aos edis sobre as emendas destinadas ao Crato, principalmente em relação ao Mirandão. Mariângela: parabenizou todos os médicos e médicas do município do Crato, principalmente ao Dr. Dudé, que é um profissional exemplar e de grande coração. Dr. Dudé: agradeceu as felicitações dos colegas. Matheus: parabenizou a todos os médicos em especial a Dr. Dudé. Falou sobre uma crítica realizada pela Nyerly em relação a um dos líderes comunitários da comunidade do baixio das palmeiras.

Não havendo oradores inscritos para o Grande Expediente e nem havendo quórum para discussão e votação das matérias constantes na ordem do dia, o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.