a nº 61/2022 da 61ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

17-10-2022

Aos 17 (dezessete) dias do mês de outubro de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência dos vereadores Florisval, Fernando, Gabriel e Thiago (justificada), e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou ao Segundo Secretário Antônio Marcos Januario de Souza para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Ofícios nº 0410.058/2022 e 0410.059/2022 da Secretaria Municipal de Infraestrutura em resposta aos Ofs. nº 2609001/2022-CMC e 2609004/2022-CMC."

Requerimentos nº: 1410001, 1410002, 1410003, 1410004. De autoria dos Vereadores: Nonato, Thiago Esmeraldo e Matheus Leite. Moção de Pesar nº 1710001/2022 de autoria do vereador Luis Carlos aos familiares do Senhor Domingos Pereira da Silva Neto. Moção de Pesar nº 1710002/2022 de autoria do vereador Marquim do Povão aos familiares do Senhor Aurelino Ventura – Aurelim da Sanfona. Projeto de Lei nº 1310001/2022 de autoria dos Vereadores da Câmara Municipal do Crato que Denomina de Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Pureza Teles, a escola localizada no Distrito de Monte Alverne, Município do Crato e dá outras providências. Projeto de Lei nº 1410001/2022 de autoria do Vereador Alex Saraiva que Dispõe sobre a denominação da Areninha que será construída no Distrito de Monte Alverne, Município do Crato e dá outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Alex Saraiva: o vereador convidou a população do distrito de monte alverne para participar da ordem de serviço da escola do distrito que será construída com recursos próprios do município. O vereador falou sobre o seu projeto de decreto legislativo para aprovar o nome da escola de Dona Pureza Teles. O vereador falou sobre o calçamento do distrito que inicia hoje. O vereador falou sobre o problema com água nos distritos e na serra, O vereador informou que chamou o Rafael da Saaec para solucionar esse problema. Alex falou sobre os boatos de que ele teria rompido com o prefeito José Ailton e com a gestão municipal. Professora Lourdes de Carlim: a vereadora falou sobre a visita do prefeito ao muro da escola de Santa Fé e também ao Monte Alverne onde será construída a escola de Monte Alverne.

A vereadora falou sobre o projeto de decreto legislativo e informou que Tancredo solicitou que fosse o nome de Dona Pureza e solicitou a subscrição no projeto de Alex. A vereadora falou sobre a cerimônia de crisma realizada na quadra de Santa Fé e parabenizou todos os envolvidos. Tancredo: o vereador parabenizou as palavras finais de Alex e informou que todos que o projeto já havia sido requerimento de Tico da Serrinha. O vereador externou sua indignação com a secretaria da casa pois solicitou que o projeto não desse entrada antes de conversar com o presidente. Marquim: falou sobre o dia das crianças do alto da penha e do mutirão. O vereador falou sobre o falecimento de seu Aurelino da sanfona e solicitou envio de nota de pesar para a família. Solicitou as condolências ao padre Arileudo Machado. Mariângela: lamentou a partido do pai do Padre Arileudo Machado, Aluisio Machado, e solicitou envio de nota de pesar. solicitou a prourb instalação de luzes na aron felício cavalcante no sertãozinho. Solicitou ao Demutran lombada na Rua Balduíno Bezerra no barro branco. Solicitou nota de parabenização aos agentes da companhia ambiental que a acompanharam em uma busca de um agressor que atirou em um animal no sítio popôs. Repudiou os crimes contra animais na cidade do Crato e pediu apoio dos órgãos de segurança pública. Parabenizou as crianças do município e solicitou mais políticas públicas para essas crianças. Luis Carlos: Solicitou subscrição na nota de pesar do Aluisio Machado. Falou sobre a inauguração do juizado de violência doméstica contra a mulher no município do Crato que irá proteger ainda mais as crianças. Solicitou informações sobre a topografia para nomeações de ruas. Parabenizou a vereadora Mariângela Bandeira.

Adil: falou sobre a dificuldade de nomeação das ruas no município e criticou a falta de informações. Nonato: O vereador falou sobre a falta de nomeação das ruas na Palmeirinha dos Vilar que vem se arrastando desde 2017. O vereador falou pediu informações sobre esses requerimentos. O vereador pediu informações sobre o seu requerimento solicitando um posto de saúde no sítio jenipapeiro, assim como o calçamento da ladeira da capela. Matheus: parabenizou os professores pela passagem do dia dos professores. O vereador parabenizou Mariângela Bandeira pelo trabalho desenvolvido. Falou sobre a visita ao lixão e informou que os incêndios estão controlados, com a formação de uma força tarefa. Informou que solicitou informações a seinfra sobre a demora nas placas e nomeações de ruas. Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1110001 (verbal). De autoria dos Vereadores: Dr. Dudé. O qual bastante discutido foi aprovado por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Moção de Pesar nº 1710001/2022 de autoria do vereador Luis Carlos aos familiares do Senhor Domingos Pereira da Silva Neto. Aprovada em única discussão e votação por unanimidade de votos, pelos vereadores presentes em plenário. Moção de Pesar nº 1710002/2022 de autoria do vereador Marquim do Povão aos familiares do Senhor Aurelino Ventura – Aurelim da Sanfona. Aprovada em única discussão e votação por unanimidade de votos, pelos vereadores presentes em plenário.

Projeto de Lei nº 3009001/2022 e Emenda Modificativa de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Dispõe sobre o custeio, pelo Município, quanto à realização de casamento civil coletivo de casais hipossuficientes, e adota outras providências. Aprovado em primeira discussão e votação juntamente com a emenda por unanimidade de votos, pelos vereadores presentes em plenário. Projeto de Lei nº 3009002/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Altera dispositivo da Lei Municipal nº 3.795, de 30 de junho de 2021, e adota outras providências. Aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade de votos, pelos vereadores presentes em plenário. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.