Ata nº 57/2022 da 57ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

03-10-2022

Aos 03 (três) dias do mês de outubro de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência dos vereadores Alex Saraiva, Júnior da Cachoeira, Lucas Brasil, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1209003, 1309003,1409001, 1509001, 1609001, 3009001. De autoria dos Vereadores: Tancredo Ribeiro, Professora Lourdes de Carlim, Thiago Esmeraldo, Cajuí, Matheus Leite. Projeto de Lei nº 1907002/2022 de autoria do Vereador Cajuí que Denomina de Praça Maria do Céu Vilar de Alencar Araripe, a praça localizada no Loteamento Morada dos Ipês, Bairro Lameiro, município do Crato, e adota outras providências. Projeto de Lei nº 0909001/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial ao vigente orçamento do Município do Crato, e adota outras providências. Projeto de Lei nº 0909002/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Dispõe sobre o Serviço de Inspeção Municipal - SIM, os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e vegetal no Município do Crato, e adota outras providências."

Projeto de Lei nº 2009001/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, estima à receita e fixa a despesa do Município do Crato, Estado do Ceará, para o exercício financeiro de 2023, e dá outras providências. Projeto de Lei nº 2009002/2022 de autoria do Prefeito Municipal José Ailton de Sousa Brasil que Altera a Lei Municipal n° 3.804, de 01 de julho de 2021, e dá outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Marquim: o vereador informou que não vê problema nos colegas que repetem requerimento pois essa é uma forma de fortalecer o requerimento e que se coloca à disposição para que os colegas repitam os seus visando o bem comum. O vereador pediu respeito entre os edis. O vereador informou que recebe reclamações diárias a respeito da obra da praça cristo reis devido à demora. Marconde: parabenizou os colegas que estavam candidatos nas eleições pelas expressivas no município. Parabenizou o ex-presidente Lula, Camilo e Elmano. Falou sobre a empresa que está realizando a obra do calçamento no Chico Gomes e parabenizou a gestão por executar a obra. Falou sobre a obra da praça cristo reis e cobrou da empresa agilidade e cercados para evitar a entrada de usuários a noite. Falou sobre a votação dos candidatos para quem trabalhou na campanha.

Luis Carlos: falou sobre os projetos para os autistas e informou que tem feito uma parceria entre ele e Marcondes para conquistar os votos para os candidatos nessa eleição e assim poder cobrar mais dos eleitos. O vereador falou sobre as reivindicações dos edis e disse que é preciso o qualitativo e quantitativo dos projetos e obras. O vereador solicitou resposta sobre o andamento do tombamento do Crato Tênis Clube. Professora Lourdes de Carlim: parabenizou Camilo, Elmano e os candidatos da casa. A vereadora falou sobre a chegada das máquinas nos distritos de Monte Alverne para fazer os calçamentos e informou que estava esperando para o sítio fábrica ao valentinho. falou sobre a visita do vice prefeito em santa fé acompanhar a reforma do posto riacho vermelho, realizada com suas emendas impositivas. Pediu a compreensão em torno das emendas pois não é culpa do vereador que elas não são atendidas. A vereadora disse que não consegue nem ir ao sítio correntinho com vergonha por conta da situação da estrada que foi prometida por ela durante a campanha e solicitou a gestão urgência na realização dessa obra. Thiago: agradeceu o apoio dos colegas durante a campanha e solicitou informações a respeito das audiências para as crianças com TEA. O vereador solicitou informações acerca do tombamento do Crato Tênis Clube, pois de acordo com informações o presidente do clube ainda não havia sido nem oficiado.

Solicitou de forma verbal que os 5 deputados eleitos fossem oficiados para participar da sessão da câmara e falar sobre os projetos de defesa da população cratense. Mariângela: agradeceu os votos obtidos no município e falou sobre as dificuldades da campanha limpa, dura e honesta. Mariângela agradeceu a Deus pelos votos conscientes e reafirmou o seu compromisso com a população cratense. A vereadora falou sobre o processo que foi julgado e ganhou por unanimidade o direito de permanecer na sua cadeira conquistada através de uma eleição limpa. Matheus: parabenizou os colegas que estavam candidatos e agradeceu a todos que estiveram com André Figueiredo e Guimarães. Parabenizou Zé Ailton pela articulação da campanha no Crato. O vereador convidou o vereador Marquinho e Lourdes para marcar uma reunião com a Seinfra sobre as obras em atraso. Em relação às emendas, o vereador solicitou informações ao secretário de finanças. Dárcio: solicitou que o seu projeto de horário das sessões fosse votado com urgência. O vereador Dárcio solicitou ao plenário que as duas emendas de sua autoria, protocoladas pelo nº 0609001/2022 fossem apreciadas e votadas na sessão seguinte (mesmo sem estarem na pauta de votação), a solicitação foi acatada pelo plenário e ambos os projetos foram incluídos na ordem do dia de 04 de outubro de 2022.

Com o término do pequeno expediente e sem inscritos para o grande expediente, deu-se início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1209001, 1209004, 1209005, 1309001, 1309004, 1309005, 1309006, 1309007, 1309008. De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim, Matheus Leite, Cajuí, Luis Carlos e Marconde, Marquim do Povão, Thiago Esmeraldo. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão.