Ata nº 34 da 34ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

31-05-2022

Aos 31 (trinta e um) dias do mês de maio de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o 1º Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, o 2º Vice-Presidente Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, não constando com ausências, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 2305009, 2705001, 2705002, 2705003, 2705004, 3005001, 3005002, 3005003, 3005004, 3005005, 3105001 (retirado a pedido do autor, devido repetição), 3105002, 3105003. De autoria dos Vereadores: Mariângela Bandeira, Pedro Lobo, Professora Lourdes de Carlim, Lucas Brasil, Thiago Esmeraldo, Matheus Leite. Projeto de Lei nº 2705001/2022 de autoria do Vereador Florisval Coriolano que Altera o caput, do Art. 2º, da Lei Municipal nº 3.837, de 22 de setembro de 2021, e adota outras providências."

rojeto de Lei nº 3105001/2022 de autoria do Vereador Raimundo Nonato que Altera o Calendário Oficial do Município de Crato para incluir o Dia Municipal de Conscientização do Uso da Cannabis Medicinal a ser comemorado anualmente no dia 9 de junho e dá outras providências. Projeto de Decreto nº 3005001/2022 de autoria do Vereador Thiago Esmeraldo que Concede o Título de Cidadão Cratense ao Ilustríssimo Senhor Padre Cicero Luciano Lima e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Professora Lourdes de Carlim: Lamentou o falecimento de seu sogro Chiquinho Nié. A vereadora agradeceu as mensagens de conforto recebidas por ela. Solicitou as máquinas nas zonas rurais do município que estão intransitáveis. A vereadora informou que a ladeira do sítio cruzeiro será medida em breve e que os buracos serão tapados. Adil: falou sobre a sua convivência com Chiquinho de Nié e lamentou o seu falecimento. Mariângela Bandeira: mandou os seus sentimentos à vereadora Lourdes por sua perda. A vereadora informou um caso em que o pessoal do terreiro de candomblé que estava realizando um culto religioso em frente ao Cemitério da Piedade e informou que o grupo foi atacado por um funcionário do cemitério. A vereadora solicitou ao líder do prefeito Luís Carlos que orientasse a gestão a conversar com o funcionário. A vereadora se solidarizou com os colegas em relação ao atendimento à população. Luis Carlos: o vereador informou que o prefeito e o vice-prefeito não comungam com esse comportamento. O vereador solicitou que o projeto de lei que irá reajustar o salário dos professores temporários fosse votado com urgência na sessão de hoje. O vereador falou sobre a quadra chuvosa e informou que a gestão autorizou a compra de três retroescavadeira para desafogar as demandas.

Dr. Dudé: falou sobre a situação de trabalhos dos coveiros que atuam no cemitério do Crato, segundo o vereador, os coveiros relataram que o administrador trabalha alcoolizado. Fernando Brasil: informou que as estradas vicinais do município estão sendo concluídas e pediu paciência da população, pois devido as chuvas algumas foram danificadas, mas que elas serão corrigidas. Marquim: falou sobre a situação da estrada do jocum no sertãozinho que está intransitável e pediu ao Leandro que resolvesse a situação com urgência. O vereador falou sobre um buraco que abriu no bairro Zacarias Gonçalves. O vereador agradeceu a Seinfra por tampar um buraco em frente as escolas estadual e paraíba. Marquinho solicitou a reparação de uma passagem molhada no sítio Cafundó e também pediu a reparação da estrada do sítio São Vicente ao Cafundó. Alex Saraiva: se solidarizou com a vereadora Lourdes pelo falecimento de seu sogro. O vereador falou sobre as reivindicações em relação a Saaec e informou que todas as solicitações foram atendidas. O vereador informou que um caminhão está preso na ladeira do cruzeiro pois está intransitável e por esse motivo os carros e ônibus escolares não estão passando. O vereador informou que solicitou um Demutran, uma viatura para fazer as orientações e informou que a equipe da Seinfra estava subindo para o local. O vereador reforçou a importância de cobrar melhorias para a população. Marconde da Vila: o vereador se solidarizou com os colegas Lourdes de Carlim e Marquinho do Povão e parabenizou a atuação da gestão municipal. Pedro Lobo: o vereador desejou seus sentimentos e se solidarizou com os colegas Lourdes de Carlim e Marquinho. O vereador falou sobre suas solicitações em relação a melhorias das estradas e informou que irá, junto com os colegas, continuar solicitando melhorias para a zona rural.

Nonato: concordou com os demais vereadores em relação a gestão das máquinas e solicitou a compra ou aluguel das máquinas e citou diversas localidades na qual a máquina ainda não passou. Thiago: reafirmou o seu compromisso com a população e falou sobre as emendas impositivas. Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: Projeto de Lei Indicativo nº 1905001/2022 de autoria do Vereador Pedro Lobo que Institui o Programa Fazendo Arte – Artesãos formando Artesãos no âmbito do Município do Crato, e dá outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Lei Indicativo nº 1905002/2022 de autoria do Vereador Pedro Lobo que Dispõe sobre a criação da Escola de Empreendedorismo e Inovação no âmbito do Município do Crato e dá outras providências. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Projeto de Lei Indicativo nº 1905003/2022 de autoria do Vereador Pedro Lobo que Dispõe sobre a inclusão do tema Direitos Humanos na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino do município do Crato. Aprovado em única discussão e votação por unanimidade de votos pelos vereadores e vereadoras presentes nesta sessão. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão. Sala de Sessões da Câmara Municipal do Crato, em 07 de junho de 2022. FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO Presidente MARIÂNGELA AUTO GOMES DE OLIVEIRA Primeira Secretária