Ata nº 25 da 25ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

26-04-2022

Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de abril de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência justificada do vereador Pedro Lobo, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Convite da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, para o evento “Evolução da Paridade de Gênero na Política Nacional” que ocorrerá no dia 30 de abril de 2022. Oficio nº 2504001/2022, da Secretaria de Esporte e Juventude convidando para uma reunião no dia 27 de abril. Requerimentos nº: 2604001, 2604002, 2604003, 2604004, 2604005, 2604006, 2604007, 2604008. De autoria dos Vereadores: Alex Saraiva, Professora Lourdes de Carlim, Gabriel Figueiredo, Marconde da Vila. Projeto de Lei nº 2604001/2022 de autoria do Vereador Florisval Coriolano e subscrito por Matheus Leite que Denomina de Praça 3 de Maio, uma das praças do Município do Crato e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Professora Lourdes de Carlim: a vereadora informou que encontrou tratores roçando a Rodovia Vicente Teles e informou que em breve outras localidades também receberão o roço."

A vereadora informou que a escola Josefa Salviano será reconstruída A vereadora falou com Felipe da PROURBI que irá a comunidade da palmeirinha e vila nova para fazer a troca das lâmpadas. Matheus: se solidarizou com as famílias do sítio umburana e jenipapeiro que estão praticamente ilhadas devido as últimas chuvas e solicitou a manutenção com urgência. O vereador informou ainda que as mesmas comunidades estão a três dias sem energia e nada foi feito para regularizar. O vereador falou sobre a quadra da ponta da serra que foi danificada devido às chuvas. Matheus informou que esteve em ponta da serra com o prefeito visitando as ruas que foram pavimentadas. Marquim do Povão: o vereador falou em relação à diminuição da frota de ônibus do viametro que está prejudicando quem trabalha nas cidades vizinhas, o vereador reclamou da demora e superlotação e solicitou envio de ofício para a viametro buscando esclarecimento sobre a situação. O vereador falou sobre a falta de respostas da empresa às solicitações da população. O vereador falou sobre a notificação do congresso sobre a sustação da Anaael e aumento da conta de luz. Fernando: falou sobre a pressão da população, vereadores e deputados para barrar o aumento da Enel. Solicitou de forma verbal para a vivo para voltar o sinal no distrito de dom Quintino.

Luis Carlos: falou sobre a falta de energia na malhada a solicitou a nomeação de uma comissão para protocolar na capital o relatório emitido pela CPI da Enel. Alex: Falou sobre o seu requerimento solicitando um Centro de Referência para Autismo no Crato. O vereador falou sobre a destinação das suas emendas para montagem da equipe multidisciplinar para atendimento das crianças autistas. Falou sobre o roço na rodovia Vicente Teles realizado pela SOP e solicitou que fosse realizado também em outras localidades do município como Romualdo. O vereador falou sobre a entrega do título de cidadania cratense a Roberto Cláudio. O vereador falou sobre a notificação do congresso sobre a sustação da Anaael e aumento da conta de luz. Gabriel: O vereador falou sobre a união dos poderes para resolver a questão do aumento da Enel. O vereador falou sobre a passagem dos ônibus escolares em algumas localidades da zona rural devido às fortes chuvas. Gabriel falou sobre a sua participação na entrega do título de cidadão cratense de Roberto Cláudio. O vereador falou sobre o seu processo judicial, agradeceu ao vereador Marcondes da Vila pelo apoio e informou a todos que foi inocentado. Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 2204001, 2204002, 2504001, 2504002. De autoria dos Vereadores: Thiago Esmeraldo, Tancredo, Luis Carlos, Professora Lourdes de Carlim. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão. Sala de Sessões da Câmara Municipal do Crato, em 02 de maio de 2022. FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO Presidente MARIÂNGELA AUTO GOMES DE OLIVEIRA Primeira Secretária