Ata nº 24 da 24ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

25-04-2022

Aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de abril de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Lucas Gonçalves Brasil, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência dos vereadores Alex e Júnior, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Vice-Presidente Lucas Brasil determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Moção de Parabéns nº 2504001/2022 de autoria do Vereador Luis Carlos direcionada ao Hospital São Camilo. Moção de Pesar nº 2504002/2022 de autoria da Vereadora professora Lourdes de Carlim encaminhada a família da Senhora Alda Oliveira Fernandes Pinheiro. Requerimentos nº: 2204001, 2204002, 2504001, 2504002. De autoria dos Vereadores: Thiago Esmeraldo, Tancredo, Luis Carlos, Professora Lourdes de Carlim. Projeto de Decreto Legislativo nº 2504001/2022 de autoria do Vereador Luis Carlos que Concede Diploma de Mérito na medicina Amélia Benebien Perouse a Ilustríssima Senhora Tamara Alencar Saldanha da Fonseca e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Fernando: o vereador criticou o aumento da tarifa de energia elétrica para as zonas urbanas e rurais do estado do Ceará e solicitou apoio dos deputados."

O vereador falou sobre a realização de um paliativo no sítio Faustino e Varginha no dia de uma quadra chuvosa e informou que Leandro irá no local com as máquinas. Professora Lourdes de Carlim: a vereadora Lourdes falou sobre o falecimento de Alda Pinheiro e do jovem que faleceu na rodovia Vicente Teles. A vereadora informou que o roço já foi iniciado na rodovia. Segundo a vereadora, o carro fumacê esteve nos distritos no final de semana. A vereadora falou também sobre a Enel e criticou a atuação da empresa no estado. Marconde: o vereador falou sobre a assinatura da ordem de serviço para calçamento da estrada que dá acesso ao sítio Chico Gomes. O vereador parabenizou a atuação do prefeito José Ailton. O vereador reforçou as falas em relação a Enel criticando a atuação da empresa no estado do Ceará. Dr. Dudé: falou sobre a desatenção da Enel com a população do estado do Ceará e registrou o seu repúdio com a empresa. Pedro: Solicitou nota de pesar pelo falecimento de seu Antônio que realizava um importante trabalho social no bairro seminário. Falou sobre o aumento da energia elétrica no estado do Ceará e falou ainda sobre o impacto que causará na vida das pessoas quando o aumento for repassado nos insumos. O vereador parabenizou a ordem de serviço para o calçamento do Chico Gomes. Falou sobre a reunião nas guaribas com a presença do prefeito e secretários para ouvir as reivindicações da comunidade. O vereador falou sobre a entrega do trator pela secretaria de desenvolvimento agrário.

Marquim do Povão: falou sobre a conclusão da malha asfáltica de 95% das ruas da comunidade do Mutirão e também da rotatória. O vereador falou sobre a ordem de serviço do sitio Romualdo e chico gomes. O vereador solicitou envio de ofício para criação de uma força tarefa junto aos deputados para barrar o aumento no estado do Ceará. Mariângela: reforçou as palavras dos colegas em relação ao aumento da energia e relatou casos em que moradores estão trabalhando apenas para pagar contas. Solicitou aos colegas que votem de forma favorável ao seu projeto de lei que multa quem soltar animais no cio no município do Crato. Luis Carlos: o vereador falou sobre a CPI da Enel e sugeriu que o relatório fosse protocolado em Fortaleza junto às instituições. O vereador se solidarizou com Mariângela e falou sobre o seu projeto de implementação da Guarda Civil Ambiental.Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1304001, 1804001, 1804002, 1804003, 1804004, 1804005, 1804006, 1804007, 1804008, 1804009, 1804010. De autoria dos Vereadores: Thiago Esmeraldo, Dr. Dudé, Luis Carlos, Adil, Lucas, Professora Lourdes de Carlim. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos. Projeto de Lei nº 1104001/2022 de autoria da Vereadora Mariângela Bandeira que Dispõe sobre a proibição por parte dos tutores (as), em relação a soltura de animais caninos ou felinos (fêmeas) em estado de cio no município do Crato-CE e adota outras providências. Aprovado em segunda discussão e votação por unanimidade de votos. Ao fim da discussão do material o Vice-Presidente Lucas Gonçalves Brasil declarou por encerrada a sessão. Sala de Sessões da Câmara Municipal do Crato, em 26 de abril de 2022. FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO Presidente MARIÂNGELA AUTO GOMES DE OLIVEIRA Primeira Secretária