Ata nº 16 da 16ª sessão ordinária, do segundo ano legislativo dentro do primeiro período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

22-03-2022

Aos 22 (vinte e dois) dias do mês de março de 2022, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constando com ausência justificada do Vereador Júnior da Cachoeira, e havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Informativo do Governo do Estado sobre o lançamento do Programa CNH Popular 2022. Requerimentos nº: 1803002, 2203001, 2203002, 2203003, 2203004. De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim, Nonato, Gabriel Figueiredo, Luis Carlos, Pedro Lobo. Projeto de Lei nº 2203001/2022 de autoria dos Vereadores Alex Saraiva e Adil Sampaio que Altera a Zona ZR2, localizada nos Bairros Muriti e São José e a torna uma Zona ZR3 e dá outras providências. "

Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra: Pedro Lobo: O vereador justificou sua ausência na sessão de ontem, pois estava em uma reunião para aprovação de três deputados que irão fazer parte da bancada do PT. O vereador falou sobre os altos índices de Chikungunya e fez um requerimento verbal solicitando urgência de carro fumacê. Solicitou também a Seinfra uma operação tapa buraco nas estradas da zona rural que estão intransitáveis. Mariângela: a vereador a falou sobre um caso de maus tratos registrados em Farias Brito realizado com apoio da prefeitura municipal em uma localidade da zona rural a vereadora informou que foi realizado um BO e que a prefeitura baniu o evento. Alex: Agradeceu a sanção do projeto que garante os direitos dos autistas e falou da repercussão do projeto. O vereador falou sobre o projeto de Lucas que cria o centro de referência para as crianças portadoras de TEA. O vereador falou sobre solicitações de mães de crianças de TEA que precisam sempre apresentar um atestado e pediram um atestado definitivo. O vereador falou sobre um acidente e denunciou a cobrança de valores para pacientes internados no SUS para realização de consultas e exames. O vereador solicitou a convocação de representantes de hospitais públicos do Crato para participar de uma sessão na câmara. Lucas: falou sobre um projeto realizado por ele de criação de um centro voltado para as crianças portadoras do TEA. E parabenizou o vereador Alex.

Fernando: O vereador falou sobre o seu projeto para acabar com fogos com ruídos no município do Crato e criticou o uso desses tipos de fogos. Luis Carlos: o vereador falou sobre outras leis sancionadas pelo município que não entram em vigor e cobrou atenção do executivo e propôs realizar uma reunião com o chefe de gabinete para tratar desse assunto. O vereador falou sobre o fechamento do Centro Cultural Banco do Nordeste e solicitou aos edis para buscar uma alternativa para não perder o equipamento. Marquim do Povão: parabenizou o presidente pela cobrança de fiscalizações e sanções de lei aprovadas e parabenizou os edis pelas leis e requerimentos colocados, mas cobrou que entrasse em vigor. Thiago: cobrou o atendimento de seus projetos de leis e citou algumas que foram sancionadas, mas nunca entraram em vigor. Dr. Dudé: falou sobre a importância do diagnóstico precoce e solicitou a contratação de uma neuropediatra no município e pediu atendimento sequencial para um diagnóstico eficaz. Gabriel: o vereador perguntou se tinha a possibilidade de convidar a secretária de educação para tratar sobre o transporte escolar. Marconde da Vila: falou sobre a superlotação dos ônibus escolares e parabenizou a fala do presidente em relação a cobrança em relação a efetivação das leis aprovadas. Professora Lourdes de Carlim: parabenizou pelo projeto dos autistas e reforçou a importância do mesmo. A vereadora reforçou a importância do diagnóstico e da contratação de mais uma neuropediatra. Falou sobre a entrevista do prefeito e da conquista dos novos ônibus para o município.

Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: Requerimentos nº: 1603002, 1803001, 2103001, 2103002, 2103003, 2103004, 2103005, 2103006, 2103007, 2103008, 2103009. De autoria dos Vereadores: Professora Lourdes de Carlim, Thiago Esmeraldo, Dr. Dudé, Luis Carlos, Marconde da Vila, Tancredo Ribeiro. Os quais bastante discutidos foram aprovados por unanimidade de votos. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão. Sala de Sessões da Câmara Municipal do Crato, em 28 de março de 2022. FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO Presidente MARIÂNGELA AUTO GOMES DE OLIVEIRA Primeira Secretária