Ata nº 66 da 65ª sessão ordinária do primeiro ano legislativo dentro do segundo período de sessões da XXIX (vigésima nona) legislatura.

19-10-2021

Aos 19 (dezenove) dias do mês de outubro de 2021, a hora regimental e sob a Presidência do vereador Florisval Sobreira Coriolano, reuniu-se ordinariamente o Poder Legislativo Municipal, estando ainda na formação da mesa dos trabalhos, o Vice-Presidente vereador Lucas Gonçalves Brasil, na 1ª Secretaria a vereadora Mariângela Auto Gomes De Oliveira e na 2ª Secretaria o vereador Antônio Marcos Januario de Souza. O Presidente determinou que fosse procedida a chamada dos presentes, constatou-se a ausência do Vereador Nando Bezerra, havendo número legal deu por iniciada a sessão. Em seguida houve a leitura da ata, a qual foi aprovada. Continuando o Presidente Florisval Sobreira determinou a Primeira Secretária Mariângela Auto Gomes De Oliveira para que procedesse a leitura do material do expediente composto da seguinte matéria: Requerimentos nº: 1810009, 1910001, 1910002, 1910003, 1910004, 1910005. De autoria dos vereadores: Tancredo Ribeiro, Dr. Dudé, Alex Saraiva, Professora Lourdes de Carlim, Marconde da Vila. "

Projeto de Lei Indicativo Nº 1810001/2021 de autoria do Vereador Alex Saraiva que Dispõe sobre a criação da Estrada-Parque, entre os trechos da Rodovia Vicente Teles (CE-388) e CE-292 (estrada Crato - Nova Olinda), no Município do Crato, Estado do Ceará, e dá outras providências. Projeto de Lei Nº 1910001/2021 de autoria do Vereador Antonio Adil que Denomina artérias localizadas no Loteamento Encosta do Vale, no Vale do Amanhecer, município do Crato e adota outras providências. Em seguida deu início ao pequeno expediente, o qual usou da palavra os vereadores: Professora Lourdes de Carlim: informou que hoje será a entrega do título de mérito da educação a Celina Teles. A vereadora falou sobre o informativo da Assembleia Legislativa na qual reconhece o trabalho dos vereadores da câmara do Crato com a situação da Enel. Dr. Dudé: falou sobre o seu requerimento solicitando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento no seminário. Fernando Brasil: pediu que os médicos de Juazeiro fossem atender a população após a eleição e disse que isso era apenas interesse político. Gabriel Figueiredo: o vereador falou sobre o seu requerimento pedindo a fiscalização e controle de queimadas na área do lixão, e informou que o cheiro é insuportável para as pessoas que moram no São Bento I e II. O vereador falou sobre a destinação de emendas impositivas e pediu que os vereadores fizessem uma destinação dos valores para a melhoria da saúde.

Marconde da Vila: falou sobre a Enel que vem cortando a energia da população do Crajubar e pediu aos deputados que tomassem alguma providência. Solicitou a subscrição no requerimento do Dr. Dudé e parabenizou o colega pelas palavras. O vereador agradeceu a Secretária de Saúde Marina Feitosa pelo atendimento aos seus requerimentos e informou ao vereador Gabriel Figueiredo que o Crato está nos trâmites para a construção do aterro sanitário. Nonato: Solicitou a subscrição no requerimento do Dr. Dudé. O vereador falou sobre a destinação da sua emenda impositiva para a construção de uma areninha na Ponta da Serra para atender a população. Alex Saraiva: o vereador solicitou que torne a estrada do sítio Boa Vista até o Mané Coco um Estrada Parque para que a estrada passe por uma infraestrutura do projeto em paralelepípedo. O vereador solicitou a recuperação da ladeira do Major que liga o sítio Engenho da Serra a Serra do Zabelê e também solicitou ao Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), solicitando providências sobre os serviços prestados pela concessionária de energia elétrica Enel e aproveitou para pedir ao Ministério do Trabalho que fizesse uma visita às agências da Enel para ver a situação dos colaboradores da empresa.

O vereador informou que esteve acompanhando a Prourbi na troca de lâmpadas em Santa Fé. O vereador falou também sobre o problema das estradas que ligam Crato, Santa Fé e Monte Alverne que serão recuperadas na próxima semana. Com o término do pequeno expediente, deu início a ordem do dia com as seguintes matérias: 1510001, 1510002, 1810001, 1810002, 1810003, 1810004, 1810006, 1810007, 1810008. De autoria dos vereadores: Gabriel Figueiredo, Alex Saraiva, Professora Lourdes de Carlim, Pedro Lobo, Luis Carlos, Tancredo Ribeiro. Os quais bastante discutidos, foram aprovados por unanimidade de votos. Ao fim da discussão do material o Presidente Florisval Sobreira Coriolano declarou por encerrada a sessão. Sala de Sessões da Câmara Municipal do Crato, em de outubro de 2021. FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO Presidente MARIÂNGELA AUTO GOMES DE OLIVEIRA Primeira Secretária