Câmara do Crato recebe estudantes durante sessão plenária

22-09-2022

A Câmara de Vereadores de Crato realizou nesta terça-feira,13, mais uma sessão plenária. Na ocasião, participaram da sessão legislativa, os estudantes do 3º ano da Escola Estadual Wilson Gonçalves. A professora Liana Souto informou que a participação dos alunos era uma aula prática e foi a primeira vez que a escola trouxe os alunos para a câmara.Entre os diversos assuntos discutidos estão: infraestrutura, saneamento básico, abastecimento, saúde,turismo e segurança pública.

No pequeno expediente, o vereador Marquim do Povão(MDB) requereu verbalmente a instalação de uma ponte metálica no canal do rio granjeiro.O Vereador Gabriel informou que protocolou Projeto que revoga a concessão com a AEGEA.Já a vereadora Professora Lurdes de Carlim (PT) se disse orgulhosa ao ser escolhida como líder do PT na Câmara. Falou também que a Rodovia Vicente Teles está passando por recuperação. O vereador Alex Saraiva(PSB)enalteceu a participação dos estudantes na sessão da câmara. Se solidarizou com a Moção de pesar pelo falecimento da senhora Maria Pinheiro.Solicitou que o SISAR resolva a situação do abastecimento do Sítio Valentim. Relatou ainda o problema do abastecimento do sítio Santo Antônio, que tem sido prejudicado, em virtude das constantes quedas de energia. Agradeceu ao prefeito pela destinação de uma areninha para o distrito Santa Fé.

O vereador Thiago Esmeraldo(PP) requereu verbalmente,que a AEGEA resolva o problema das contas de água e encaminhe para os consumidores. Solicitou também a contratação de médicos para os PSF e ampliação da oferta de exames para a população.

TURISMO, SEGURANÇA E CULTURA O presidente da Câmara, vereador Florisval (PRTB),cobrou melhorias na Praça do Horto de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco (iluminação e segurança), já o vereador Luís Carlos (PDT) cobrou a reativação do Centro de Atendimento ao Turista. Nesse sentido, o vereador Thiago Esmeraldo desejou saber se existe parceria com o município de Juazeiro para indicar os pontos turísticos do Crato.

O vereador Florisval também pediu esclarecimentos sobre a obra do Centro Cultural do Cariri, sobre prazos de entrega da obra. Disse que está preocupado com o canal do Rio Granjeiro. A vereadora Mariângela Bandeira(PDT), ratificou as palavras do presidente da casa e disse que a insegurança tomou conta do local (Monumento de Fátima). Na saúde, afirmou que 6 postos de saúde estão sem atendimentos e cobrou uma solução. Ainda sobre o turismo, Luis Carlos, trouxe a lembrança das ações de turismo e também falou da aliança com o vereador Marcondes da Vila que está beneficiando os moradores da Vila Lobo, com o recapeamento da CE que liga a Avenida Duque de Caxias ao bairro. Marquim do Povão cobrou o asfalto da Rua Francisco Viana, Rua Jesus Nazaré e Rua do Meio e pediu atendimento médico na unidade de saúde da Vila São Bento. O vereador Dárcio Luiz(PROS) cobrou informações sobre a manutenção do consultório odontológico na UBS de Dom Quintino.

O vereador presidente, Florisval Coriolano (PRTB) também esclareceu sobre o trâmite dos projetos na Câmara: Os PLs dão entrada, seguem para as comissões e, só após os pareceres das comissões, são incluídos na ordem do dia. No aparte do presidente, Lourdes quis saber do prefeito quando será construída a Escola Rural do distrito de Santa Fé.

TEMPO DE LIDERANÇA O líder do prefeito, Matheus Leite (PDT) recepcionou os alunos e deixou mensagem aos estudantes para que eles possam se interessar pela política. Entre os encaminhamentos, falou sobre a vinda dos secretários da segurança pública para esclarecer dúvidas e sugeriu que a Câmara convide o secretário de turismo para discutir as ações da pasta.Sobre o canal, disse que a obra está em fase de licitação. Matheus pediu um recesso no período que antecede a eleição.O plenário aprovou o pedido, com 6 votos contra.As sessões serão realizadas a partir do dia 3 de outubro.

PARTICIPAÇÃO Já a moradora do Bairro Palmeiral, Socorro Justino, solicitou a instalação de um semáforo na Avenida Thomás Osterne com Avenida José Sampaio Macedo.Também pediu uma solução para a questão dos exames e sugeriu uma linha de ônibus para o bairro.