Câmara do Crato discute Autismo durante audiência pública

18-05-2022

O Plenário Virtual da Câmara de Crato recebeu na segunda-feira (16), pais de Autistas, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil e membros de órgãos relacionados à defesa dos direitos da Criança e do Adolescente para discutir soluções para pessoas autistas no âmbito das políticas municipais. A audiência foi sugerida pelo vereador Thiago Esmeraldo - Progressistas e prontamente atendida pelo presidente Florisval Coriolano- PRTB.

As mães Autistas, Célia, Rejane e Raimunda Barbosa, externaram suas lutas para conseguir terapias para seus filhos. Elas reivindicaram uma estrutura de CAPS, com equipe multidisciplinar para atender as crianças. Durante a audiência, os representantes da AMA Cariri, Frank Lane e Ana Moésia reforçaram a necessidade do efetivo desenvolvimento de políticas públicas e a assistência necessária para essas famílias.

Entidades como a OAB e o Conselho Tutelar também contribuíram com o debate. O Dr. Philippe, membro da Comissão de Defesas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Crato, lembrou que o direito à saúde tem que ser assegurado. Já o Conselheiro Tutelar Junior Petrole, classificou a situação como complicada e disse que os Conselheiros estão à disposição da população.

Em resposta aos questionamentos, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil disse que o município não tem medido esforços para solucionar a demanda e reconheceu a dificuldade de profissionais como Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional para atender o município. A Secretária informou que a SMS vai lançar chamamento público para a contratação de profissionais, assim como, uma instituição que possa ofertar as terapias para as pessoas autistas. Informou ainda que a gestão está tentando junto ao Ministério da Saúde a construção de um centro de reabilitação tipo 4 para o município.

Durante as falas dos parlamentares, o vereador Thiago Esmeraldo- Progressistas sugeriu que o edital seja mais atrativo para os profissionais. Já o vereador Alex Saraiva -PSB, agradeceu a participação de todos e relembrou dos PLs aprovados pela câmara que garantem direito aos autistas. Falou sobre o centro de referência para o autista e reforçou apoio à causa. O vereador Dr. Dudé, também reforçou apoio à causa.A vereadora Professora Lurdes de Carlim - PT mencionou que já criou diversos projetos e disse que a câmara é sensível à causa. O vereador Pedro Lobo - PT afirmou que o assunto tem que ser prioridade para o município e o vereador Luís Carlos - PDT, também empenhou apoio à causa.