logo
 
DATA | 24 DE ABRIL DE 2018

Vereadores debatem a educação na rede pública do Crato

Na sessão desta terça-feira (24) na Câmara municipal, os vereadores cratenses discutiram sobre o atual momento da educação nas zonas urbana e rural da cidade. Um dos pontos abordados foi o fardamento escolar, já que segundo o vereador Jales Veloso (PSB) muitas crianças ainda não receberam os seus uniformes em determinadas escolas. O vereador Renan Almeida (PATRIOTA) declarou que a demora na entrega do fardamento em algumas das instituições seria por conta dos tamanhos diferentes e não por falta dos mesmos; ainda afirmou que os ajustes nos uniformes estão sendo feitos e que em breve estariam a disposição dos alunos. Já o vereador Antônio de Mano (PPL) declarou que não havia ouvido nenhuma reclamação dos moradores do Distrito de Ponta da Serra em relação a falta de fardamento.

O vereador Lunga (PSD), por sua vez, pediu que fosse atendido um requerimento seu solicitando que não seja desativada a Escola Raimundo de Souza Sobrinho localizada no Distrito de Dom Quintino. Segundo o vereador, a prefeitura municipal construirá uma nova escola no Sítio Bréa que abrigará os alunos matriculados nas duas escolas do Distrito de Dom Quintino: CEI Raimundo de Souza Sobrinho e EEIF Sítio João Grande. O vereador Renan Almeida ainda lembrou do acordo firmado entre prefeitura e professores que finalizou o estado de greve destes profissionais em assembleia realizada ontem.

Ao final dos debates a sessão que teve a presidência do vereador Florisval Coriolano (PRTB) foi encerrada. A Câmara municipal voltará a se reunir em sessão ordinária apenas no próximo dia 7 (segunda-feira).



Veja com detalhes o que ocorreu na sessão desta terça:



Pequeno expediente:

Bebeto (PODEMOS): Declarou que o atual governo estadual é o que mais gastou com segurança pública porém não vem tendo o resultado esperado. O vereador também lamentou o assassinato de um diretor do Fortaleza e.c ontem. Ainda ressaltou que há investimento na educação mas o erro está na metodologia.

Adil (PSC): Pediu que o seu requerimento solicitando a reforma e ampliação dos equipamentos na encosta do Seminário fosse atendido para melhor atender a população.

Jales Veloso (PSB): Falou a respeito da segurança no município e destacou as facções que existem na cidade. O vereador lamentou o fato do cidadão não ter liberdade, já que os criminosos tomam de conta das ruas. Jales ainda destacou a necessidade de uma intervenção militar no Ceará. Ele também ressaltou que continua como presidente municipal do PSB. Por fim, solicitou a limpeza no entorno do canal Rio Granjeiro.

Fernando Brasil (PP): Parabenizou o colega Adil Sampaio pelo requerimento. O vereador lamentou os casos de vandalismo nas praças públicas e demais equipamentos. Também solicitou a presença de guardas municipais para fazerem a segurança destes locais.

Amadeu de Freitas (PT): Afirmou já ter enviado requerimento para melhorias na estrutura da encosta do Seminário. Amadeu também afirmou que o Brasil avançou bastante na educação que ele denominou de “libertadora”. Disse ainda que o Estado apenas fazia o seu papel e não estava tomando o lugar da família. Quanto a violência o vereador destacou que intervenção militar não resolveria o problema no Ceará.

Lunga (PSD): Pediu envio de ofício ao governador Camilo em agradecimento pelos serviços que ele tem prestado na cidade. Também pediu envio de oficio ao prefeito municipal solicitando a construção da ponte entre os distritos de Ponta da serra e Palmeirinha.

Renan Almeida (PATRIOTA): Falou em relação a entrega dos fardamentos aos alunos da rede municipal. Destacou o problema na entrega dos mesmos por conta dos tamanhos e que em breve todos os alunos estariam recebendo os uniformes. O vereador ainda afirmou que à 5 anos os alunos não recebiam fardamento.

Antônio de Mano (PPL): Falou da implantação do posto policial na Ponta da Serra. Já em relação ao fardamento o vereador afirmou não ter ouvido reclamações por parte da população.

Guri (PV): Destacou o novo policiamento na zona rural e parabenizou a população já que é uma conquista após anos de luta.

Renan Almeida: Em resposta a vereadora Vicência ele declarou que o problema dos fardamentos no Barro Branco era o mesmo das outras escolas. Em relação aos professores ele afirmou que eles não estão mais em estado de greve, após acordo entre a categoria e o poder executivo.

Tico (PSC): Informou de reunião com o prefeito essa semana pedindo melhorias na rede pública municipal. Aproveitou para parabenizar a prefeitura pela preocupação com os alunos.

Bebeto (PODEMOS): Falou da prestação de contas dos partidos que devem ser feitos até o dia 30. Ele também disse ter orgulho de sua origem militar.

Amadeu de Freitas: Explicou que a greve dos servidores na verdade não se concretizou, ela foi apenas anunciada.

Grande expediente:

Lunga (PSD): Falou sobre a construção de uma nova escola no Sítio Bréa que abrigará os alunos das duas escolas já existentes no Distrito de Dom Quintino. O vereador pediu que o prefeito José Ailton atendesse o seu requerimento que solicita a permanência de pelo menos uma das escolas naquela localidade. Segundo ele a mudança prejudicará o acesso dos alunos e pais até a sala de aula.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 21 DE MAIO DE 2018

A sessão desta segunda (21) teve inicio às 8h já que os vereadores participariam, logo após, da inauguração do shopping popular do Crato, o antigo camelódromo, prevista para às 9h. Os vereadores aprovaram requerimentos e projetos de interesse d [...]

DATA | 19 DE MAIO DE 2018

O presidente da Câmara municipal do Crato, no uso de suas atribuições legais , informa a pauta de votações da sessão ordinária do dia 21 de maio de 2018 (25ª sessão ordinária) conforme determina o art. 162 do regimento interno da C&a [...]

DATA | 15 DE MAIO DE 2018

Os trabalhos na Câmara de vereadores nesta terça (15) foram iniciados com uma sessão solene em homenagem ao dia do gari, comemorado nacionalmente no dia 16 de maio. O lembrete foi feito através de um requerimento do vereador Thiago Esmeraldo (PP). O plenário contou [...]

DATA | 14 DE MAIO DE 2018

A sessão desta segunda (14) na Câmara de vereadores, teve inicio com a participação do controlador e ouvidor geral do municipio Otoni Lima Bezerra que falou sobre o projeto de Lei que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizaç&otil [...]

DATA | 08 DE MAIO DE 2018

A sessão desta terça (8) foi marcada pela declaração do vereador Jales Veloso (PSB) que informou de um aumento de 60% nas tarifas de água do município que poderia ser aplicado. O vereador Amadeu de Freitas (PT), que é suplente do conselho municipal de [...]

Câmara Municipal de Crato

INSTITUCIONAL

FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO

CNPJ: 05.619.754/0001-48

Rua Senador Pompeu, 468 - Centro

CONTATOS

 (88) 3523-2749

 falecomacamara@camaracrato.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00hs às 14:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO