logo
 
DATA | 03 DE ABRIL DE 2018

Vereadores aprovam criação de conselho que reajustará as tarifas de água

Na manhã desta terça-feira (03) foram realizadas duas sessões na Câmara de vereadores. Logo de início foi debatida a questão das contas do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB) referente ao ano de 2012, contas estas que tiveram entrada nesta semana na casa. Segundo o Presidente Florisval Coriolano (PRTB) será obedecida a Lei Orgânica do município e o ex-prefeito terá até 15 dias para apresentar a sua defesa na Câmara.

Ainda nesta sessão foi aprovada em primeira votação o Projeto de Lei de autoria do Prefeito municipal que desafeta áreas da zona especial ambiental do Crato (ZEA). O mesmo obteve 1 voto contrário do vereador Amadeu de Freitas (PT) que havia pedido adiação da votação alegando que não havia tido o tempo hábil para se fazer estudos na área. A emenda também foi aprovada em segunda votação.

Também foi aprovado, desta vez em segunda votação, o projeto de emenda a Lei Orgânica que regulamenta a fixação das tarifas do serviço de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, e também cria um conselho formado por representantes da prefeitura, SAAEC e comunidade onde estes decidirão os reajustes das tarifas na conta de água. O projeto obteve 5 votos contrários, já que alguns vereadores não concordaram com a ideia dos reajustes das tarifas da Saaec não passarem pela Câmara.

Ao final dos debates e votações as sessões foram encerradas. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB).



Confira os detalhes das sessões desta terça:

1ª sessão

Pequeno expediente

Maurício Almeida (PDT): Parabenizou o Prefeito municipal pela criação da secretaria de Turismo e pediu o apoio dos colegas vereadores para apoiar esta nova secretaria.

Amadeu de Freitas (PT): Relatou uma visita ao Bairro Mirandão e diante de algumas necessidades apresentou um requerimento para atender as demandas daquela localidade. O vereador citou ainda uma entrevista concedida a Rádio Somzoom Sat Cariri onde teve a oportunidade de junto aos colegas da chapa 2 apresentar suas propostas.

Florisval Coriolano (PRTB): Falou da votação desta quarta (04) no caso do ex-presidente Lula. O presidente relatou sua total indignação diante de uma condenação sem provas.

Jales Veloso (PSB): Falou em nome do ex-prefeito Samuel Araripe e pediu para que suas contas fossem votadas nas próximas sessões.

Grande expediente

Lunga (PSD): Citou uma matéria veiculada no Jornal do Cariri que tratava das eleições da mesa diretora da Câmara.

Bebeto (PODEMOS): Alertou os seus colegas sobre os “fake news” já que o Deputado federal Chico Lopes (PSOL) poderá perder o seu mandato por conta de uma notícia falsa divulgada nas redes sociais pelo seu próprio acessor. O vereador também parabenizou boa parte da mesa diretora pela reeleição para o biênio 2019-2020.

Fernando Brasil (PROGRESSISTAS): Informou que irão ser fechadas 2 escolas no município e os alunos das mesmas serão transferidos para outra instituição no Distrito de Monte Alverne. Segundo Fernando será melhor para os alunos já que a nova escola está em um espaço central e melhorará o transporte de cortar gastos públicos.

2ª sessão

Pequeno expediente

Maurício Almeida (PDT): Falou da importância de ter cuidado ao nomear as ruas. Segundo ele a Rua Dr. João Pessoa teria 5 nomes diferentes ao longo de sua trajetória.

Bebeto (PODEMOS): Voltou a relatar o momento violento que vive o Ceará e citou o crime organizado na cidade de Anapurus. O vereador também citou a importância da família na educação e responsabilidade dos filhos.

Grande expediente

Jales Veloso (PSB): Citou o descaso com os animais na cidade e pediu para que providências fossem tomadas com urgência. Citou a irresponsabilidade dos donos de carroças para com os seus animais. O vereador citou ainda o calçamento que será realizado pela prefeitura e pediu também pra que o Canal do Rio Granjeiro não fosse esquecido.

Pedro Lobo (PT): Falou da audiência pública realizada no conjunto Filemon Limaverde para tratar do transporte público escolar. Também parabenizou a Diocese do Crato pela realização da semana da paz e superação da violência e também a prefeitura municipal pela parceria. Por fim agradeceu pelos votos na eleição da mesa e reeleição para o biênio 2019-2020

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 21 DE MAIO DE 2018

A sessão desta segunda (21) teve inicio às 8h já que os vereadores participariam, logo após, da inauguração do shopping popular do Crato, o antigo camelódromo, prevista para às 9h. Os vereadores aprovaram requerimentos e projetos de interesse d [...]

DATA | 19 DE MAIO DE 2018

O presidente da Câmara municipal do Crato, no uso de suas atribuições legais , informa a pauta de votações da sessão ordinária do dia 21 de maio de 2018 (25ª sessão ordinária) conforme determina o art. 162 do regimento interno da C&a [...]

DATA | 15 DE MAIO DE 2018

Os trabalhos na Câmara de vereadores nesta terça (15) foram iniciados com uma sessão solene em homenagem ao dia do gari, comemorado nacionalmente no dia 16 de maio. O lembrete foi feito através de um requerimento do vereador Thiago Esmeraldo (PP). O plenário contou [...]

DATA | 14 DE MAIO DE 2018

A sessão desta segunda (14) na Câmara de vereadores, teve inicio com a participação do controlador e ouvidor geral do municipio Otoni Lima Bezerra que falou sobre o projeto de Lei que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizaç&otil [...]

DATA | 08 DE MAIO DE 2018

A sessão desta terça (8) foi marcada pela declaração do vereador Jales Veloso (PSB) que informou de um aumento de 60% nas tarifas de água do município que poderia ser aplicado. O vereador Amadeu de Freitas (PT), que é suplente do conselho municipal de [...]

Câmara Municipal de Crato

INSTITUCIONAL

FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO

CNPJ: 05.619.754/0001-48

Rua Senador Pompeu, 468 - Centro

CONTATOS

 (88) 3523-2749

 falecomacamara@camaracrato.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00hs às 14:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO